Eleições municipais alteram a composição da Assembleia Legislativa de Minas Gerais

Suplentes assumirão cadeiras na ALMG após deputados vencerem prefeituras no 1º turno

Por Plox

08/10/2024 09h19 - Atualizado há 13 dias

As recentes eleições municipais resultaram em mudanças significativas na composição da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Três deputados estaduais foram eleitos prefeitos no 1º turno das eleições, realizadas em 6 de outubro de 2024, o que levará a uma reconfiguração do legislativo mineiro a partir de 2025. Coronel Sandro (PL), Douglas Melo (PSD) e Fábio Avelar (Avante) foram eleitos para as prefeituras de Governador Valadares, Sete Lagoas e Nova Serrana, respectivamente, abrindo espaço para seus suplentes ocuparem as vagas na ALMG.

Suplentes assumem vagas de Coronel Sandro, Douglas Melo e Fábio Avelar

Com a eleição de Coronel Sandro em Governador Valadares, o segundo suplente do PL, Lincoln Drumond, atual vereador de Coronel Fabriciano, deverá assumir sua cadeira. Isso ocorre porque Amanda Teixeira Dias, a primeira suplente do partido, já tomou posse em junho deste ano, substituindo a deputada Alê Portela, que está licenciada para atuar como Secretária de Estado de Desenvolvimento Social.

Coronel Sandro, Douglas Melo e Fábio Avelar Foto: montagem/ divulgação/ ALMG

Em Sete Lagoas, Douglas Melo foi eleito com 43,23% dos votos. O segundo suplente do PSD, Adalclever Lopes, deverá ocupar a vaga na ALMG. Lopes já possui uma longa trajetória na Assembleia, tendo sido deputado estadual por quatro mandatos consecutivos entre 2003 e 2019. O primeiro suplente do partido, Makoto Sekita, também foi eleito prefeito, em São Gotardo, no Triângulo Mineiro, com 61,45% dos votos, abrindo caminho para Adalclever.

Fábio Avelar, eleito prefeito de Nova Serrana com 60,85% dos votos, será substituído na ALMG por Carol Caram, primeira suplente do Avante.

Outros parlamentares que participaram das eleições

Além dos deputados eleitos, outros parlamentares também participaram das eleições municipais, mas não obtiveram sucesso no 1º turno. Bruno Engler (PL) disputará o 2º turno em Belo Horizonte, enfrentando o atual prefeito Fuad Noman (PSD) no dia 27 de outubro. Outro deputado que concorreu à prefeitura da capital mineira foi Mauro Tramonte (Republicanos), que terminou a eleição em terceiro lugar.

Bella Gonçalves (Psol) participou da corrida eleitoral como candidata a vice-prefeita de Belo Horizonte, na chapa de Rogério Correia (PT), que ficou em sexto lugar na disputa.

Na cidade de Uberlândia, o deputado Leonídio Bouças (PSDB) também concorreu à prefeitura, mas terminou em terceiro lugar, ficando fora do 2º turno.

As mudanças nas prefeituras de grandes cidades e a substituição dos deputados eleitos pelos suplentes marcam um novo cenário político para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais, que terá sua composição renovada antes do início do próximo mandato.

 

 

 

 

 

Destaques