Governo de Minas amplia vagas do Trilhas de Futuro para 50 mil após recorde de inscrições

A expansão foi anunciada pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) para atender a alta demanda em todo o estado.

Por Plox

08/10/2024 14h27 - Atualizado há 13 dias

O programa Trilhas de Futuro, maior iniciativa de formação profissional gratuita em Minas Gerais, ampliará a oferta de vagas em sua quinta edição. Inicialmente previstas 40 mil vagas, o número foi elevado para 50 mil após a procura superar 346 mil inscrições, um novo recorde. A expansão foi anunciada pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) para atender a alta demanda em todo o estado.


Foto: SEE/MG / Divulgação

O programa, que busca preparar jovens para o mercado de trabalho, conta com a participação de 230 instituições de ensino credenciadas em 157 municípios. Além disso, foram oferecidas 102 opções de cursos técnicos, incluindo novas áreas como Agente Comunitário de Saúde, Fundição e Panificação.

Casos de sucesso, como o de Lucas Luiz Coelho, formado em Eletrotécnica, e Marcela dos Anjos, técnica em Enfermagem, mostram o impacto positivo do programa na vida dos estudantes. Lucas desenvolveu um projeto inovador em 3D, enquanto Marcela retomou os estudos aos 38 anos e já conseguiu uma oportunidade de emprego após a formatura.

Os candidatos alocados poderão realizar suas matrículas entre 15 e 29 de outubro, com as aulas previstas para começar em 3 de fevereiro de 2025. Caso haja vagas remanescentes, um novo período de inscrições será aberto entre 12 e 22 de novembro.

Desde seu lançamento em 2021, o Trilhas de Futuro já registrou mais de 140 mil matrículas, com 50 mil estudantes formados e 90 mil em formação, consolidando-se como uma importante ferramenta de inserção no mercado de trabalho.

Destaques