Senado avança com indicação de Gabriel Galípolo para presidência do Banco Central

Indicação do governo Lula foi aprovada pela Comissão de Assuntos Econômicos e segue em regime de urgência para votação no plenário.

Por Plox

08/10/2024 15h58 - Atualizado há 12 dias


A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou nesta terça-feira (8), por unanimidade, a indicação de Gabriel Galípolo para assumir a presidência do Banco Central. Com 26 votos favoráveis e nenhum contrário, a nomeação, feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, agora segue para apreciação no plenário da casa, em regime de urgência, e deve ser votada ainda nesta tarde.

 

Foto: Lula Marques/Agência Brasil

Próximo presidente do Banco Central
Caso aprovado pelo plenário do Senado, Gabriel Galípolo, que atualmente ocupa o cargo de diretor de Política Monetária do Banco Central, assumirá a presidência da instituição a partir de 1º de janeiro de 2025, sucedendo Roberto Campos Neto. Seu mandato se estenderá até o final de 2028, período em que será responsável pela condução da política monetária do país.

A aprovação de Galípolo no Senado será o passo final para sua ascensão ao cargo máximo do Banco Central, onde será peça-chave na implementação das diretrizes econômicas do governo Lula.

Destaques