Expometal 2025 movimenta o setor metalmecânico no Vale do Aço
Evento reúne lideranças em Ipatinga para celebrar parcerias e debater soluções para impulsionar a economia regional
Por Plox
08/10/2025 06h20 - Atualizado há 5 dias
Na noite da última segunda-feira (6/10), o auditório da Fiemg em Ipatinga foi palco do lançamento da 4ª edição da Expometal, um dos mais relevantes eventos voltados ao setor metalmecânico do Vale do Aço. A cerimônia de abertura reuniu representantes empresariais, especialistas e lideranças de entidades regionais, reafirmando o compromisso com o fortalecimento de parcerias, inovação e desenvolvimento econômico.

A feira, que segue até o dia 9 de outubro, conta com a participação de 24 expositores e tem como foco a promoção de negócios, difusão de tecnologia e incentivo à inovação. Entre os destaques da programação, está a Rodada de Negócios iniciada nesta terça-feira (7/10), reunindo 13 grandes indústrias e cerca de 80 empresas fornecedoras. A ação é organizada pelo Sebrae Minas e tem como meta superar os R$ 336 milhões estimados na edição anterior, realizada em 2024.

A Expometal é resultado de uma cooperação entre Sebrae Minas, Sindimiva (Sindicato Intermunicipal das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Vale do Aço), APL Metalmecânico, Fiemg Vale do Aço e IEL. Durante a cerimônia de abertura, o presidente regional da Fiemg, João Batista Alves, destacou o progresso do evento:
“A Expometal nasceu tímida, com uma estrutura pequena e muitos desafios. Nesses quatro anos, ganhamos visibilidade e alcançamos bons resultados, tendo em vista os números alcançados, especialmente, com as Rodadas de Negócios”
.
Um dos pontos altos da noite foi a valorização do Arranjo Produtivo Local Metalmecânico (APL), cuja consolidação vem sendo apoiada pelo Sebrae Minas há cerca de duas décadas. Fabrício César Fernandes, gerente regional do Sebrae, frisou que cerca de 270 empresas compõem o APL atualmente, distribuídas em aproximadamente 25 CNAEs e gerando quase dez mil empregos diretos. Segundo ele, “essa perenidade está nas parcerias, que merecem ser celebradas e fortalecidas a cada dia”.
O vice-presidente do Sindimiva, Renato Gomes, também ressaltou o impacto das conexões criadas pela feira:
“Estamos trabalhando para encontrar soluções, promover troca de experiências, novas conexões e fortalecer toda a cadeia produtiva que é a base para o desenvolvimento dos municípios da nossa região”
.
O diretor de Arranjos Produtivos Locais e Cooperativismo de Minas Gerais, Fernando Abreu, reforçou a importância do APL como referência estadual. Em sua fala, ele elogiou o trabalho conjunto do Vale do Aço, que, segundo ele, permite avanços tecnológicos e ampliações de mercado por meio do arranjo.
A programação da abertura também incluiu a palestra da economista Rita Mundim, comentarista das rádios Itatiaia e CNN Brasil, que abordou o tema “Cenário Econômico – O Brasil, a Crise e as Oportunidades”. Especialista em Mercado de Capitais, Rita contextualizou os desafios enfrentados pelo setor industrial diante das altas taxas de juros e do impacto das tarifas de importação. Ela destacou que o cooperativismo e a inovação são caminhos essenciais para superar as dificuldades e estimular o crescimento.
Durante a solenidade de abertura, a economista Rita Mundim, comentarista das rádios Itatiaia e CNN Brasil, realizou uma palestra com o tema “Cenário Econômico – O Brasil, a Crise e as Oportunidades”. Especialista em Mercado de Capitais, ela falou sobre os principais obstáculos enfrentados pela indústria, como as altas taxas de juros e os impactos das tarifas de importação. Em sua análise, apontou caminhos possíveis para contornar essas dificuldades, destacando o cooperativismo, a inovação tecnológica e a qualificação contínua. Rita também frisou o potencial do Brasil em se tornar um polo global de energia limpa e tecnologia, desde que haja governança, ética e visão estratégica. Em sua fala, incentivou os empresários a manterem o foco e a disciplina: “Orai, vigiai e aprimorai”.

A programação da Expometal continua com diversas atividades voltadas para o público técnico e empresarial. No dia 8 de outubro, das 8h às 17h, acontecem a exposição de estandes e novas rodadas de negócios. Às 9h, Lorraine Alves, engenheira de segurança do SESI Ipatinga, ministra uma palestra sobre as principais alterações da NR 01 e seus impactos. Logo depois, às 10h30, Márcio Machado, do Von Braun Labs (Unidade Embrapii), apresenta formas de captação de recursos não reembolsáveis para inovação.

Já em 9 de outubro, a programação segue com workshop de CNC ministrado por Átila Paixão, das 9h às 11h. À tarde, Elzeir Andrade apresenta uma palestra sobre aumento de eficiência na soldagem e, em seguida, João Victor Tomich, gerente da ELITE Soluções em Corte e Soldas, fala sobre o crescimento das células robotizadas no setor.
As inscrições para o evento podem ser feitas por meio da plataforma Sympla.
A Expometal 2025, com sua programação intensa e foco em conexões estratégicas, se consolida como uma importante vitrine para o setor metalmecânico, promovendo o diálogo entre empresas, entidades e governo em busca de soluções e avanços sustentáveis para toda a região.