Padre exorcista participará de encontro para famílias no Vale do Aço
Programação inclui missas, oração, louvor e atividades especiais, com destaque para a participação de padres convidados e apoio à comunidade local
Ipatinga recebe a partir desta quinta-feira (9) a exposição “O Vale Estampado – Lenços que Contam Histórias”, da estilista e produtora de moda Vanuza Bárbara. A mostra será realizada no Espaço Artesania (Loja 135), no Shopping do Vale, e ficará aberta à visitação gratuita até o dia 26 de outubro.
A proposta do projeto é transformar memórias e vivências da comunidade em peças de arte estampadas, exaltando a identidade cultural do Vale do Aço por meio de cores, texturas e narrativas afetivas. A iniciativa é viabilizada com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (MinC), em parceria com a Prefeitura de Ipatinga, via Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Semcel).
A exposição apresenta uma coleção de lenços desenvolvidos durante oficinas de estamparia artesanal realizadas com moradores da cidade. As peças foram criadas com pigmentos naturais e tecidos ecológicos, aliando sustentabilidade e criatividade. Cada lenço representa lembranças e afetos compartilhados pelos participantes.
“Mais do que uma mostra de moda, 'O Vale Estampado' é uma celebração da identidade local e da força das histórias coletivas. Os lenços revelam o olhar sensível de uma comunidade que se vê representada e valorizada, reafirmando a moda como expressão cultural e instrumento de inclusão”, afirma a idealizadora Vanuza Bárbara.
Além do aspecto artístico e cultural, o projeto também possui um viés social. Ao final da exposição, todos os lenços serão doados a instituições que acolhem mulheres em tratamento oncológico.
“Nosso desejo é que esses lenços levem às pacientes um pouco do carinho e da alegria das histórias que eles carregam. É um gesto de apoio e afeto das nossas artesãs para essas mulheres em recuperação”, destaca Vanuza.
A realização do projeto conta com a equipe da Fino Trato (produção executiva), Isaías Campos (design gráfico), Henrique Assis (produção artística), Jenyffer Scafutto (interpretação em Libras), Rômulo Amaral (assessoria de comunicação), Mari Antonaci e Balv (redes sociais), Suelem Emerick (prestação de contas) e Fernando Tavares (produção técnica). A sede do projeto é a Associação Cuidado Humano, no bairro Betânia, e os parceiros incluem a própria associação, Bendito Pano e o espaço Artesania.
“O Vale Estampado” convida o público a enxergar a moda além da estética, como ferramenta de memória, afeto, resistência e transformação social.
Programação inclui missas, oração, louvor e atividades especiais, com destaque para a participação de padres convidados e apoio à comunidade local
Programação inclui missas, oração, louvor e atividades especiais, com destaque para a participação de padres convidados e apoio à comunidade local