Padre exorcista participará de encontro para famílias no Vale do Aço
Programação inclui missas, oração, louvor e atividades especiais, com destaque para a participação de padres convidados e apoio à comunidade local
Durante os meses de setembro e outubro, o Hibridus Ponto de Cultura está promovendo uma série de iniciativas formativas que antecedem a segunda edição do Festival Roda Cultural, reafirmando sua vocação como elo entre artistas, saberes e a cena cultural do Vale do Aço.
Patrocinada pela Prefeitura de Ipatinga por meio de emendas impositivas, a programação destaca o compromisso com o fortalecimento da cultura local, envolvendo oficinas, debates e encontros voltados à formação de público e à valorização de agentes culturais.
Um dos destaques dessa etapa preparatória é a presença da professora e pesquisadora Rita Aquino, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que participa de atividades nos dias 8 e 9 de outubro, na Escola Municipal de Artes Cênicas Antônio Roberto Guarnieri (EMAC), em Ipatinga. Das 19h às 21h, Rita irá conduzir um encontro gratuito e aberto à comunidade, abordando temas como mobilização de público e mediação cultural. As inscrições serão realizadas no local e os participantes receberão certificação.
“O convite à Rita vem no contexto da expansão das ações de formação e curadoria que o grupo realiza no Vale do Aço”, afirma Wenderson Godoi, integrante do Hibridus.
A agenda de formação do projeto já contou, em agosto, com a participação de Verusya Correia, do Festival de Dança de Itacaré, em um encontro sobre curadoria artística. As próximas etapas contarão com a presença de Rosa Hércules, da PUC-SP, que abordará dramaturgia em dança, e com o coreógrafo internacionalmente reconhecido Marcelo Evelin, que irá discutir processos de criação contemporânea.
Toda essa programação culmina no Festival Roda Cultural, que será realizado no dia 18 de outubro, a partir das 14h, no Parque Ipanema. O evento contará com apresentações de dez atrações da região do Vale do Aço, incluindo nomes como A Rua Declama, Baque Mulher Ipatinga, Bloco Afoxé, Leila Cunha, Gamorah Lovi, Grupo Farroupilha, Marley Tal, Sérgio Biazin & Sofi Luz, Yauaretê e ZG MC.
Gratuito e aberto ao público, o festival busca não apenas democratizar o acesso à arte, mas também impulsionar a economia criativa local, gerando renda para artistas, técnicos e produtores culturais da região.
O ponto alto da programação será o retorno do renomado Grupo Galpão a Ipatinga, após 16 anos. O coletivo teatral encerra o festival com o espetáculo “De Tempo Somos – Um Sarau do Grupo Galpão”, apresentado às 20h no Teatro de Arena do Parque Ipanema, com acessibilidade em Libras. Dirigido por Lydia Del Picchia e Simone Ordones, o espetáculo celebra os 42 anos do grupo, costurando teatro, poesia e música em uma releitura de momentos marcantes da trajetória da companhia.
No repertório, canções de montagens consagradas como “Romeu e Julieta”, “Um Molière Imaginário” e “Tio Vânia” prometem emocionar o público e reavivar a memória afetiva com o grupo mineiro.
Encerrando esse ciclo de intensas atividades, o Hibridus já se prepara para a estreia de seu novo espetáculo, “Ornitorrinco”, marcado para os dias 30 e 31 de janeiro de 2026, no Teatro do Centro Cultural Usiminas. A montagem terá direção de Thereza Rocha, da Universidade Federal do Ceará (UFC), coroando um ano dedicado à circulação artística, formação e criação no território.
O projeto tem curadoria de Luciano Botelho e Wenderson Godoi, com realização do Hibridus Ponto de Cultura e produção da Cênika Eventos.
Programação inclui missas, oração, louvor e atividades especiais, com destaque para a participação de padres convidados e apoio à comunidade local
Programação inclui missas, oração, louvor e atividades especiais, com destaque para a participação de padres convidados e apoio à comunidade local