Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

FIEMG e indústrias debatem impacto da Inteligência Artificial na imprensa do Vale do Aço

Evento promovido em Ipatinga reúne profissionais para discutir oportunidades, riscos e o futuro do jornalismo com o uso da IA

08/10/2025 às 17:27 por Redação Plox

Profissionais da imprensa do Vale do Aço participaram, na noite desta terça-feira (07/10), de um importante debate sobre o papel da Inteligência Artificial no futuro do jornalismo. A palestra foi realizada no auditório da FIEMG, em Ipatinga, com transmissão híbrida, alcançando também profissionais de outros municípios da região.


Imagem Foto: Divulgação

A iniciativa partiu do Grupo Técnico de Comunicação Corporativa do Conselho Estratégico da FIEMG Regional Vale do Aço, composto por representantes das indústrias Aperam, Cenibra e Usiminas. O objetivo foi discutir como a IA vem se consolidando como uma ferramenta estratégica no ambiente jornalístico, ao mesmo tempo em que impõe desafios éticos e profissionais.


Imagem Foto: Divulgação

A condução do encontro ficou por conta de Elissandra Hurtado, Diretora-Presidente da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento. Com mais de duas décadas de atuação na área, a especialista destacou que a tecnologia pode ser uma grande aliada do jornalismo.

“Desde a automação de processos até a personalização de conteúdos, a IA contribui para otimizar títulos, palavras-chave e estratégias de distribuição, garantindo maior alcance e eficiência na comunicação”, explicou.

Elissandra alertou, porém, para os riscos e ameaças que acompanham o uso indiscriminado dessas ferramentas, como a manipulação de dados e a disseminação de desinformação.

“É fundamental manter o foco na verificação de fontes e na integridade da informação. A tecnologia não substitui a ética, o julgamento humano e a empatia”, reforçou.

Durante a palestra, foi apresentado o caso do The New York Times, que em 2023 iniciou o uso de IA generativa em processos editoriais. A experiência resultou em ganhos de produtividade, mas também evidenciou a necessidade de estabelecer normas claras para garantir a credibilidade do conteúdo.


Imagem Foto: Divulgação

O evento ainda enfatizou a importância do uso responsável das tecnologias, tanto em atividades operacionais, como redação e edição, quanto em ações estratégicas, visando aumentar o alcance e o impacto do jornalismo.


João Batista Alves, Presidente da FIEMG Regional Vale do Aço, participou do encontro e elogiou a iniciativa.

“Estamos vivendo transformações rápidas. A inteligência artificial já faz parte do nosso dia a dia, e precisamos entender como usá-la de forma ética e inovadora. Esse evento proporcionou uma reflexão essencial sobre como os veículos de comunicação podem se manter relevantes em um cenário cada vez mais digital e orientado por dados”, concluiu.

O encontro reforçou o compromisso da FIEMG e das indústrias da região em promover o desenvolvimento sustentável da comunicação, sem abrir mão da responsabilidade social e da confiança pública.


Compartilhar a notícia