Surto de caxumba faz escola suspender aulas em Ipatinga

Em nota, a prefeitura disse que 11 alunos da instituição estão afastados por conta da doença

Por Plox

08/11/2019 13h27 - Atualizado há mais de 4 anos

Nesta sexta-feira (8) a Prefeitura de Ipatinga informou que a as aulas da Escola Municipal Padre Cícero de Castro, no bairro Areal, serão suspensas devido a um surto de caxumba.

Em nota, a prefeitura disse que as atividades letivas serão suspensas do dia 11 ao dia 14, e que 11 alunos da instituição estão afastados para repouso e tratamento da doença.

A ação que envolveu as Secretarias Municipais de Saúde e Educação, foi necessária por ser considerável inadiável pelas autoridade sanitárias.

escola-ipatingaFoto: reprodução/Google Street View

Veja a nota na íntegra

"A Prefeitura de Ipatinga comunica à população que, por decisão conjunta das Secretarias Municipais de Saúde e Educação, serão suspensas as atividades letivas na Escola Padre Cícero de Castro, no bairro Areal, no período de 11 a 14 de novembro de 2019. Trata-se de uma medida emergencial e preventiva, considerada inadiável pelas autoridades sanitárias, em função de um surto de caxumba verificado no local e que já resultou no afastamento, para repouso e tratamento, de 11 alunos matriculados no estabelecimento. 
 
É necessário esclarecer que surtos de caxumba ainda ocorrem mesmo em comunidades com alta cobertura vacinal, particularmente em cenários onde há contato próximo e intenso entre pessoas. Esse tipo de ambiente – como vários outros de estrutura física compartimentada e ocupados diariamente por grande número de indivíduos – é propício à propagação da doença, altamente contagiosa e que é transmitida geralmente por contato direto com gotículas de saliva expelidas pela fala, tosse, espirro e assemelhados, além de contato com objetos e/ou utensílios contaminados, a partir de pessoas infectadas. O objetivo da vacinação de rotina é reduzir as taxas de incidência da caxumba e a eliminação do sarampo e rubéola. A estimativa da eficácia da vacina tríplice viral gira em torno de 83% a 88% para duas doses, o que é uma boa cobertura, mas não protege em 100% a infecção pelo vírus da caxumba. 
 
Também em defesa da comunidade escolar afetada, no período de 18 a 22/11 a Secretaria Municipal de Saúde realizará a vacinação de todos os alunos da Escola Padre Cícero que necessitem de atualização das doses, a partir da verificação do cartão vacinal. 
 
Há 1.100 alunos matriculados na Escola Municipal Padre Cícero de Castro, sendo este o alvo principal de proteção contra o contágio, e os pais já estão sendo comunicados sobre as razões da interrupção da frequência ao educandário dentro do período determinado. 
 
Oportunamente, a Secretaria Municipal de Educação divulgará o calendário específico de reposição das aulas." 

 

Destaques