Professor da área de exatas dá dicas para o segundo dia do Enem
PodPlox é o programa de entrevistas oficial da Plox Brasil, no modelo podcast, transmitido ao vivo e que também pode ser acessado a qualquer momento por livre demanda
Por Plox
08/11/2023 18h32 - Atualizado há mais de 1 ano
No próximo domingo, dia 12 de novembro, 358.599 estudantes mineiros farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). É a segunda etapa da prova, que abrange as áreas de Ciências da Natureza e Matemática. Para ajudar os estudantes a garantir um desempenho de excelência, o PodPlox recebe o professor de Matemática e Física, Jean Zanone. Ao todo, 3,9 milhões de candidatos se inscreveram para o Enem esse ano. Acompanhe as dicas.
Jean Zanone, professor de Matemática e Física, formado no ITA, é um dos fundadores do Colégio Fibonacci. Ele compartilha valiosas dicas com base em sua experiência, que inclui 10 participações no Enem. Em sua última participação no exame (ano passado), ele obteve uma média de 819 pontos.
Em conversa com o Plox, Jean destaca a importância de sair de casa com antecedência para evitar possíveis imprevistos, como problemas com o carro ou pneus furados, que poderiam gerar estresse.
Jean também recomenda levar mais de uma caneta. “Domingo que vem não haverá prova de redação, mas os candidatos terão que fazer muitos cálculos. Ter duas canetas, uma com ponta fina para economizar espaço e outra com ponta grossa para preencher o gabarito, é uma estratégia inteligente”, opina.
Jean enfatiza ainda que não há problema em pular as questões difíceis. Ele afirma: "Você deve estar ciente de que haverá questões que serão difíceis de responder. Pular as questões que você encontra dificuldades é uma ação inteligente. Ao pular 10 questões em um total de 45, você aumenta suas chances de realizar uma boa prova. Não é necessário acertar todas as questões para ingressar no curso desejado", ressalta.
Questionado sobre por onde começar a prova, Jean sugere que não há uma fórmula única. “Alguns candidatos preferem começar pela matemática, enquanto outros optam por iniciar pelas questões de ciências da natureza”.
Em relação a como chutar uma questão no Enem, o conselho é a releitura da questão, focando nas palavras-chave. “Em seguida, procure relacionar essas palavras-chave com as alternativas, em busca de associações que possam fornecer pistas para a resposta correta”, pontua.
Ipatinga, por meio das notas obtidas pelos estudantes do Colégio Fibonacci, é a cidade com a melhor escola de Minas Gerais e a segunda melhor escola do Brasil em média no Enem 2022, conforme dados recentemente divulgados. Fundado em 2009, o Colégio Fibonacci está desde 2011 entre as 10 melhores escolas do país no Enem, sendo a única que não pertence a uma capital a figurar por todos esses anos em destaque nacional.