Educação

Enem 2025: Dicas e regras para tirar nota mil na redação

Veja orientações de ex-nota mil e do Inep para se destacar na redação. Saiba o que pode zerar seu texto, o que levar no dia da prova e como se planejar.

08/11/2025 às 08:31 por Redação Plox

A poucos dias do início da edição 2025 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), candidatos de todo o país buscam estratégias para alcançar a nota máxima na redação. Para além das orientações gerais, três ex-participantes que obtiveram nota mil compartilham dicas essenciais para quem pretende se destacar no texto dissertativo cobrado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Os candidatos precisam elaborar uma dissertação sobre o tema definido pelo Inep. A edição de 2025 ocorrerá nos dias 9 e 16 de novembro

Os candidatos precisam elaborar uma dissertação sobre o tema definido pelo Inep. A edição de 2025 ocorrerá nos dias 9 e 16 de novembro

Foto: Reprodução

Leia atentamente a Cartilha do Participante

A compreensão dos critérios de correção é fundamental para quem almeja uma boa performance na redação do Enem. A Cartilha do Participante, publicada anualmente pelo Inep, detalha as regras de avaliação, aspectos essenciais para um bom texto e traz exemplos de redações nota máxima.

Em sua última edição, o documento destaca a proibição dos chamados “repertórios de bolso”, que são referências prontas, memorizadas e aplicadas de forma genérica ou desconectada do tema proposto.

Selecione repertórios relevantes e conectados ao tema

Um dos pontos centrais levantados pelos estudantes é a escolha criteriosa dos repertórios socioculturais. Utilizar citações ou referências sofisticadas pode não ser suficiente para impressionar a banca avaliadora caso elas não dialoguem com o contexto da proposta. O Inep alerta que é preciso demonstrar domínio do assunto e recorrer ao repertório de maneira estratégica, evitando o uso aleatório ou superficial.

Exemplo citado na Cartilha ilustra essa preocupação: ao usar a obra “Utopia”, de Thomas More, apenas como contraponto entre o ideal e a realidade brasileira, sem aprofundar o conceito ou relacioná-lo devidamente com o tema da valorização da herança africana, o candidato pode perder pontos.

Revise suas redações anteriores

Na reta final de preparação, reler textos produzidos ao longo do ano pode ajudar a relembrar vocabulário, argumentos e repertórios já desenvolvidos. Essa prática pode fortalecer a memória e oferecer maior segurança no momento da prova.

Cuide da apresentação e mantenha a calma

Além do conteúdo, a apresentação do texto é fator decisivo. É recomendável reservar alguns minutos para passar a redação a limpo, cuidar da caligrafia e garantir a legibilidade. Textos indecifráveis podem ser anulados, de acordo com orientação do Inep.

Outras atitudes que anulam a redação incluem:

  • assinaturas, rubricas ou qualquer forma de identificação;
  • rabiscos no meio do texto;
  • desenhos ou impropérios na folha de resposta.

Como será a aplicação do Enem 2025

A edição de 2025 será realizada em dois domingos, 9 e 16 de novembro. No primeiro dia, acontecem as provas de linguagens, ciências humanas e redação. No segundo, matemática e ciências da natureza.

  • 9 de novembro: 45 questões de linguagens (sendo 40 de língua portuguesa e 5 de língua estrangeira), 45 de ciências humanas e redação.
  • 16 de novembro: 45 questões de matemática e 45 de ciências da natureza.

O que levar no dia da prova

Para garantir o acesso à sala, o candidato deve portar:

  • documento oficial com foto (físico ou digital, em aplicativo oficial);
  • caneta esferográfica transparente de tinta preta (leve mais de uma);
  • cartão de confirmação de inscrição;
  • lanche leve e água em garrafa transparente sem rótulo (o lanche pode ser vistoriado).

Como o exame tem duração de cinco horas e meia, o mais indicado é usar roupas confortáveis e sapatos que não apertem.

Documentos digitais aceitos

Entre as opções digitais válidas pelo Inep estão o e-Título, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital e o RG Digital apresentados nos aplicativos oficiais. Capturas de tela não serão aceitas, e o uso do celular será proibido após a entrada na sala.

Horários de aplicação

  • Portões abrem: 12h
  • Portões fecham: 13h
  • Início das provas: 13h30
  • Término do 1º dia: 19h
  • Término do 2º dia: 18h30

No Enem, o planejamento e a atenção a detalhes podem ser determinantes para alcançar a tão almejada nota mil na redação.
Informações relatadas pelo portal G1.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a