Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Extra
Brasileira de MG tem foto usada em eleição na Índia e desabafa: “Nunca saí do Brasil, nem tenho passaporte”
Imagem de Larissa Nery, feita em 2017 e publicada em banco de fotos, foi usada indevidamente em caso de repercussão internacional. Fotógrafo removeu imagens após exposição mundial.
08/11/2025 às 09:37por Redação Plox
08/11/2025 às 09:37
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
A cabeleireira Larissa Nery, de 29 anos, moradora de Belo Horizonte, relatou ter ficado “surpresa e assustada” ao descobrir que uma foto sua foi usada em uma denúncia de fraude eleitoral na Índia.
Imagem da cabeleireira Larissa Nery, de 29 anos, está sendo exibida na Índia
Foto: TV Globo/ Reprodução
Imagem de Larissa Nery foi exibida durante uma coletiva de imprensa do político opositor indiano Rahul Gandhi, que apresenta acusações de irregularidades nas eleições
Foto: Partido do Congresso da Índia via BBC
Foto brasileira no centro de polêmica eleitoral indiana
A imagem em questão foi registrada em 2017, em um muro em frente à residência de Larissa, durante um ensaio feito por um amigo publicitário, Matheus Ferrero. Posteriormente, essa foto foi disponibilizada em um banco de imagens online, o que permitiu a sua ampla circulação.
Recentemente, líderes da oposição na Índia utilizaram o retrato em telões e veículos de imprensa, alegando que ela representava eleitores falsos no escândalo de fraude das eleições estaduais de Haryana, em 2024.
Larissa busca orientação jurídica diante da repercussão
Surpreendida pela situação, Larissa afirmou em entrevista que nunca saiu do Brasil, tampouco possui passaporte ou cogitou viajar à Índia. Diante da dimensão que o caso ganhou, a cabeleireira procurou uma advogada para receber orientações jurídicas quanto aos impactos do uso indevido da imagem.
Foi uma surpresa tudo isso, não paro de receber mensagens de pessoas da Índia, tô usando o tradutor para entender
Larissa Nery
A mineira também relatou o sentimento de incredulidade diante da quantidade de contatos estrangeiros e da repercussão na mídia internacional.
Fotógrafo remove imagens e desabafa sobre exposição
Matheus Ferrero, autor do registro fotográfico, informou que apagou o material das plataformas online após o episódio ganhar destaque mundial e passar a ser usado em contextos distorcidos, inclusive comerciais.
De acordo com Ferrero, o retrato já teve mais de 50 milhões de visualizações ao longo dos anos.
Apaguei por medo, não é algo que me representa mais. Fiquei pensando se tinha feito algo errado, mas não fiz
Matheus Ferrero
Impacto na vida pessoal e profissional de Larissa
O caso causou mudanças na rotina de Larissa, que passou a receber centenas de mensagens vindas de diferentes países e preferiu retirar o nome do salão de beleza onde trabalha das redes sociais devido à curiosidade de clientes e desconhecidos.
O episódio acendeu um alerta sobre os riscos do uso de imagens em plataformas abertas na internet. Larissa mencionou que nunca imaginou tal repercussão: ao publicar uma foto simples, acabou tendo seu rosto exibido em telões do outro lado do mundo.
Tomem cuidado com as fotos que vocês postam. Fiz uma foto em 2017, jovem, no muro da frente da minha casa. Achei que nunca ia dar em nada. E olha onde fui parar: minha cara está nos telões da Índia, do outro lado do mundo
Larissa Nery
Somente Gabriel Boric, presidente do Chile, compareceu entre os principais convidados; Lula ficou por cerca de 15 minutos e jantar apresentou pratos amazônicos
Somente Gabriel Boric, presidente do Chile, compareceu entre os principais convidados; Lula ficou por cerca de 15 minutos e jantar apresentou pratos amazônicos