Caminhoneiros anunciam paralisação nacional em 16 de dezembro

O motivo é a insatisfação da categoria com o governo de Jair Bolsonaro, que, segundo França, não cumpriu o que prometeu aos trabalhadores

Por Plox

08/12/2019 06h53 - Atualizado há mais de 4 anos

Nesta sexta-feira (6), o líder dos "Caminhoneiros Autônomos, Marconi França, afirmou que às 0h do dia 16 de dezembro, "pelo menos 70%" dos caminhoneiros autônomos e celetistas devem parar em todo o Brasil.

20191206225211145886i Foto: Roberto Parizotti/Fotos Públicas

De acordo com França, o motivo da paralisação é a "insatisfação da categoria com o governo do presidente Jair Bolsonaro", que, segundo o líder do movimento, "não cumpriu o que prometeu".

Estima-se que existem no Brasil cerca de 4,5 milhões de caminhoneiros que se encaixam nessa faixa.

“O governo não cumpriu nada do que prometeu. O preço do óleo diesel teve 11 altas consecutivas, em 2019. Não aguentamos mais ser enganados pelo senhor Jair Messias Bolsonaro, que protege o agronegócio e diz que o caminhoneiro só sabe destruir rodovias“, disse França a um blog do jornal "Correio Braziliense".

Marconi França disse ainda que não se sabe se o protesto durará um ou mais dias.

O protesto tem o apoio da Central Única dos Trabalhadores do Rio de Janeiro (CUT-RJ) e, na tarde de sexta, Marconi gravou um vídeo na sede do sindicato pedindo apoio à população. "Todos que usam gasolina, óleo diesel e também gás de cozinha. Jair Bolsonaro esquece que quem transporta os produtos das indústrias e do agronegócio somos nós”, reforçou.

O presidente da CUT-RJ, Sandro Alex de Oliveira Cezar, destacou que existe uma divisão na categoria. "Cerca de 30% ainda acreditam no governo e no presidente da República. Mas nós temos certeza de que vão se conscientizar da necessidade de melhores condições de trabalho".

 

 

 

Destaques