Banda Sepultura anuncia fim de carreira com shows de despedida

A última série de shows, intitulada "Celebrating Life Through Death", terá a duração de 18 meses, passando por diversos países

Por Plox

08/12/2023 14h12 - Atualizado há 6 meses

Em uma decisão que marca o fim de uma era para o heavy metal brasileiro, o Sepultura, maior nome do gênero no Brasil, anunciou que fará sua última turnê a partir de 2024. O grupo, conhecido por sua fusão única de som pesado com elementos tribais, indígenas e africanos, reuniu-se nesta sexta-feira (8) em São Paulo para anunciar o fim das atividades. A banda, em um comunicado emocionante, expressou: "O Sepultura vai parar. Vai morrer. Uma morte consciente e planejada".

Foto: divulga

A última série de shows, intitulada "Celebrating Life Through Death", terá a duração de 18 meses, passando por diversos países da América Latina e Estados Unidos. No Brasil, oito apresentações já foram agendadas. Esta turnê será registrada e transformada em um álbum ao vivo, contendo 40 músicas gravadas em 40 cidades diferentes.

 

Fundado em 1984 pelos irmãos Max e Igor Cavalera, em Belo Horizonte, o Sepultura alcançou notoriedade internacional, especialmente após o lançamento do álbum "Roots" em 1996. Este disco, que contou com a colaboração de Carlinhos Brown, foi o último com a participação do vocalista original Max Cavalera, que deixou a banda no mesmo ano. Igor Cavalera, o baterista, seguiu o mesmo caminho dez anos depois.

Em 2021, o grupo lançou "SepulQuarta", um álbum gravado durante a pandemia de Covid-19, que contou com a participação de convidados em lives. Na ocasião, o guitarrista Andreas Kisser afirmou que a banda vivia "o melhor momento da carreira em todos os aspectos".

As datas para a última turnê do Sepultura no Brasil já estão definidas, iniciando em Belo Horizonte no dia 1 de março e encerrando em São Paulo no dia 6 de setembro. Os ingressos estarão disponíveis a partir de 11 de dezembro.

Destaques