Dia (06) ocorreu a certificação dos novos brigadistas do Hospital Municipal de Gov. Valadares

A cerimônia, que aconteceu na 8ª Região Integrada de Segurança Pública (RISP)

Por Plox

08/12/2023 17h16 - Atualizado há 6 meses

Nesta quarta-feira (6), 59 servidores das mais diversas áreas do Hospital Municipal (HM) de Valadares tornaram-se, oficialmente, brigadistas; agora fazem parte de uma equipe treinada e qualificada a salvar vidas, de forma imediata em situações de urgência no atendimento pré-hospitalar ou no combate à incêndios do HM.

A ocasião foi marcada pela entrega dos certificados de conclusão do curso de Brigada de Incêndio – ministrado em agosto deste ano pela equipe de Corpo de Bombeiros, por meio de aulas teóricas e simulação. “A participação dos servidores nesse curso foi esplêndida! E o simulado é uma referência para outros hospitais do Estado. Confesso que tive uma surpresa muito agradável ao ver vocês agarrarem essa oportunidade e assimilando tudo o que foi repassado durante as aulas. Agora todos estão aptos a atuar em casos de emergência”, pontuou o 2º tenente, Chefe do Centro Operacional de Bombeiros e instrutor do curso de brigada, Ailton Alves da Silva.

Foto: Divulgação - PMGV

“Alguns já até tiveram que colocar em prática o que lhes foi ensinado, não é mesmo? Não sei se todos sabem, mas uns três meses depois da capacitação, teve um princípio de incêndio na sala de triagem do Hospital Municipal e, foi essa aqui a equipe responsável por entrar em ação. Se encarregaram de tranquilizar as pessoas, evacuar e isolar a área até a chegada dos nossos profissionais. Felizmente, não tivemos vítimas, apenas prejuízo material, mas colocaram em prática tudo o que aprenderam, prezando pela segurança, bem-estar e vida de todos”, complementou o sub- comandante do 6º Batalhão de Bombeiros Militar, major Flávio Augusto Marino de Souza, que estava representando o comandante, tenente coronel, Luciano Barbosa de Souza na solenidade.

O técnico de serviço em saúde, Wziel Vieira Martins contou que não estava trabalhando no dia do incidente, mas que os companheiros deram o melhor de si e mantiveram a calma para assegurar que tudo transcorresse bem. “Toda nossa equipe de brigadistas está preparada para agir em casos como esses. Porque os Bombeiros nos repassaram conhecimentos que eles sabem e usam; técnicas que são guardadas a sete chaves e que fazem a diferença na hora de salvar vidas e/ou prevenir incêndios”, detalhou.

“Com os Bombeiros de Valadares aprendi coisas que vão me ajudar não só no lado profissional, mas também pessoal. Essa qualificação me proporcionou ensinamentos que vou levar pra vida”, contou a enfermeira do HM, Maria Luzia.

 “Todos nós, valadarenses, ganhamos com a formação desses profissionais, que adquiriram conhecimentos e habilidades imprescindíveis na hora de ajudar a salvar vidas ou dar algum suporte em casos de incêndios. A atitude deles é o que vai fazer a diferença na vida das pessoas. Portanto, só nos resta agradecer ao major Marino e ao tenente Aílton pela qualificação e parabenizar cada um de vocês, brigadistas, pela coragem, empenho, determinação e pelo feito”, destacou o diretor executivo do HM de Valadares, Wesley Freitas Gonçalves.

O momento foi também de externar gratidão a um dos heróis do Corpo de Bombeiros do município de Governador Valadares, tenente Ailton Alves da Silva, que recebeu das mãos da coordenadora do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do HM, Ana Paula, uma homenagem ao trabalho prestado tanto em relação aos treinamentos como tudo que têm feito na corporação. “Esta placa é um reconhecimento que a gente não espera, mas fica feliz ao receber e, ela reflete o empenho e dedicação de todos os meus companheiros do Corpo de Bombeiros de Valadares, por isso, a dedico também a eles, pois realizamos um trabalho em conjunto”, declarou Silva.

A cerimônia, que aconteceu na 8ª Região Integrada de Segurança Pública (RISP),  contou ainda com a presença do secretário municipal de governo, Daniel Portes, que estava representando o prefeito André Merlo; da Coordenadora do e-Multi, Fernanda Bráz, que representou o secretário municipal de saúde, Leandro Amaral; da diretora do Departamento de Apoio e Diagnóstico Terapêutico, Júlia Bonfim, representando o diretor técnico do HM, Marcelo Teixeira e outras autoridades, amigos e familiares dos brigadistas.

Destaques