Febraban e ABBC suspendem 47 empresas de oferecer crédito consignado por irregularidades

Medida vem após múltiplas reclamações e infrações às normas de concessão de crédito

Por Plox

08/12/2023 09h20 - Atualizado há mais de 1 ano

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos), em conjunto com a ABBC (Associação Brasileira de Bancos), determinou a suspensão de 47 empresas de oferecerem crédito consignado devido a irregularidades identificadas. Essa decisão ocorre em resposta a um número significativo de reclamações recebidas pelos Procons, Banco Central (BC) e através da plataforma Consumidor.gov.br, além de análises de ações judiciais e estudos de consultoria independente.

Pixabay

Infrações e Penalidades As empresas envolvidas na concessão de crédito consignado enfrentam penalidades severas devido às infrações, que incluem multas variando de R$ 45 mil a R$ 1 milhão. Os recursos arrecadados com essas multas são destinados a projetos de educação financeira. Além disso, as práticas irregulares das empresas foram identificadas por meio de várias fontes, incluindo ações judiciais e indicadores de consultoria, focando em governança, política de relacionamento com o consumidor e gestão de dados.

Esforços para Regularização e Transparência Isaac Sidney, presidente da Febraban, e Sílvia Scorsato, presidente da ABBC, destacam o compromisso das entidades em combater práticas ilegais e assegurar um serviço de qualidade aos consumidores. Ambos enfatizam a importância da oferta responsável e transparente de crédito consignado. Os consumidores também podem verificar a certificação e aptidão dos correspondentes bancários para oferecer crédito consignado, consultando o CPF do profissional na base de dados da Central de Registros de Certificados Profissionais.

Destaques