Rio de Janeiro confirma primeiro caso de dengue tipo 4 em cinco anos

Possível risco de epidemia alertado pelas autoridades de saúde

Por Plox

08/12/2023 07h07 - Atualizado há mais de 1 ano

O Rio de Janeiro registrou seu primeiro caso de dengue tipo 4 desde 2018. A paciente, uma mulher de 45 anos, foi diagnosticada após apresentar sintomas no final de novembro. Este caso reacende a preocupação com uma possível epidemia, visto que muitos residentes não têm imunidade contra este sorotipo.

Foto: Divulgação/Fiocruz

Risco de Epidemia Segundo Claudia Mello, Secretária de Estado de Saúde, a volta da linhagem tipo 4, considerada um pouco menos agressiva que a do tipo 3, representa um risco significativo de epidemia, especialmente para aqueles nascidos após 2018 que não desenvolveram imunidade contra esse vírus. Daniela Vidal, médica da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, reiterou que o manejo clínico para o tipo 4 é semelhante aos outros tipos de dengue.

Casos e Prevenção Até o início de dezembro, foram identificados 6 mil casos de dengue na cidade, com a maioria sendo do tipo 1. O controle do mosquito Aedes aegypti permanece como a principal estratégia de prevenção. Em março de 2023, a Anvisa aprovou uma vacina contra a dengue, disponível na rede privada, e o Ministério da Saúde está considerando sua inclusão no SUS.

Destaques