Vitória sobre o Juventude não é suficiente e Cruzeiro fica fora da Libertadores

Mesmo com gol de Tevis e boa atuação de Cássio, campanha irregular no returno deixa o Cruzeiro na 9ª posição

Por Plox

08/12/2024 18h44 - Atualizado há 2 dias

O Cruzeiro se despediu do Campeonato Brasileiro com vitória sobre o Juventude por 1 a 0 neste domingo (8), no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. O gol que garantiu o triunfo foi marcado pelo jovem atacante Tevis, ainda no primeiro tempo, em sua estreia como titular e com seu primeiro gol pelo clube.

Foto: Divulgação/Cruzeiro EC

Com o resultado, o time celeste chegou a 52 pontos, mas encerrou o campeonato na 9ª colocação, ficando fora da Copa Libertadores de 2025. A vaga ficou com o Bahia, que venceu o Atlético-GO por 2 a 0 e terminou na 8ª posição, com 53 pontos. Já o Juventude finalizou o Brasileirão na 15ª colocação, com 45 pontos.

Desempenho irregular compromete Cruzeiro

A campanha do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro foi marcada pela irregularidade. No primeiro turno, a equipe foi uma das melhores, somando 33 pontos em 19 partidas, o que representou um aproveitamento de 57,8%. No entanto, o desempenho caiu no segundo turno, quando o time conquistou apenas 19 pontos em 19 jogos (33,3% de aproveitamento), resultando na 14ª melhor campanha do returno.

Essa queda de rendimento foi determinante para que o Cruzeiro perdesse a chance de se classificar para a Libertadores, o principal objetivo do clube. Agora, a equipe celeste terá que disputar a Copa Sul-Americana em 2025.

Detalhes do jogo: gol de Tevis e confusão no fim

A partida começou movimentada, com uma disputa intensa no meio de campo. Logo no início, uma trombada entre Ronaldo, do Juventude, e Matheus Pereira, do Cruzeiro, chamou a atenção e obrigou a árbitra Edina Alves Batista a intervir.

O gol da vitória celeste saiu aos 30 minutos do primeiro tempo. O volante Lucas Silva fez boa jogada pelo meio e deu passe para Tevis, que dominou e finalizou no canto direito do goleiro Gabriel Vasconcelos. O jovem atacante viveu uma tarde especial, já que foi sua primeira partida como titular e também o seu primeiro gol com a camisa do Cruzeiro.

No segundo tempo, o Juventude buscou o empate. O time gaúcho pressionou, mas parou na boa atuação do goleiro Cássio, que fez defesas importantes para garantir a vitória celeste.

A partida terminou com clima tenso. A árbitra Edina Alves Batista encerrou o jogo aos 55 minutos, mesmo após o aceno de 11 minutos de acréscimos. A decisão revoltou os jogadores do Juventude, que protestaram de forma veemente. Policiais militares precisaram intervir para controlar a situação.

Expulsões e cartões

O jogo foi marcado por expulsões. No primeiro tempo, o atacante Marcelinho, do Juventude, que estava no banco de reservas, foi expulso por reclamação. Já na reta final do segundo tempo, Alan Ruschel, do Juventude, recebeu o cartão vermelho após se envolver em uma confusão com o lateral-direito William, do Cruzeiro, após checagem do VAR. Logo depois, Matheus Pereira, do Cruzeiro, também foi expulso.

Próximos passos do Cruzeiro

Com o fim da temporada, os jogadores do Cruzeiro entram de férias e retornam apenas em janeiro. O clube já se prepara para realizar mudanças no elenco, com contratações e saídas visando a disputa da Copa Sul-Americana e o Brasileirão de 2025.

Ficha técnica: Juventude 0 x 1 Cruzeiro

Data e horário: 8 de dezembro de 2024, às 16h (de Brasília)
Local: Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS)
Motivo: 38ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro

Gol: Tevis (30min 1ºT)

Juventude: Gabriel; João Lucas, Boza (Mandaca), Lucas Freitas e Ewerthon (Alan Ruschel); Ronaldo, Jadson e Jean Carlos (Nenê); Lucas Barbosa, Erick Farias (Diego Gonçalves) e Gabriel Taliari (Carrillo). Técnico: Fábio Matias.

Cruzeiro: Cássio; William, João Marcelo, Jonathan Jesus e Kaiki; Lucas Romero (Peralta), Lucas Silva, Ramiro (Vitinho) e Matheus Pereira; Gabriel Verón (Weverton) e Tevis (Lautaro Díaz). Técnico: Fernando Diniz.

Árbitra: Edina Alves Batista (SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Fabrini Bevilaqua Costa (SP)
VAR: Daiane Caroline Muniz Dos Santos (SP)

Cartões amarelos: Lucas Barbosa, Alan Ruschel (Juventude); Matheus Pereira, Gabriel Verón, Kaiki (Cruzeiro)
Cartões vermelhos: Marcelinho e Alan Ruschel (Juventude); Matheus Pereira (Cruzeiro)

Destaques