Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Saúde
Anvisa proíbe produtos capilares e de limpeza irregulares
Agência barra produtos de seis empresas, incluindo tônicos e maquiagens capilares, por falta de registro, uso indevido de minoxidil e risco de induzir consumidor ao erro
08/12/2025 às 09:31por Redação Plox
08/12/2025 às 09:31
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a proibição de uma série de saneantes e cosméticos capilares que faziam referência ao minoxidil e prometiam estimular o crescimento de cabelo. As resoluções foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) na segunda-feira (2/12).
Ao todo, seis empresas foram impactadas: quatro delas por produtos cosméticos capilares e duas por produtos de limpeza. Segundo a Anvisa, as proibições ocorreram porque os itens estavam sendo expostos à venda sem o devido registro e sem autorização de funcionamento junto ao Ministério da Saúde.
Um dos produtos citados não foi proibido, mas teve a comercialização suspensa, por alegar conter minoxidil e utilizar embalagem considerada capaz de induzir o consumidor ao erro.
Nova resolução da agência suspende produtos de uma empresa e veta itens de outras cinco
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Produto capilar com referência a minoxidil é suspenso
O Tônico Capilar Minoxi Turbo Glammour Professional, classificado como cosmético e fabricado pela empresa “Glammour Professional”, foi suspenso pela Anvisa. O produto estava irregular e trazia no rótulo referência ao minoxidil, com alegações terapêuticas como “estimula o crescimento capilar”.
A agência apontou que o item não está em conformidade com a Resolução 529, que apresenta a lista de substâncias que não podem ser usadas em produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes. Entre elas está o minoxidil, citado no item 372 da norma.
Produtos proibidos pela Anvisa
Foram proibidos pela agência os seguintes itens:
Cosméticos capilares e maquiagem capilar
– Bagna pó capilar / Bagna hair shadow sombra em pó / Bagna maquiagem capilar (cosmético), de empresa não identificada pela Anvisa.
– Macho Alfa Minoxidil Turbo (cosmético), da empresa “Douglas Rafael Oliveira da Silva”.
– Todos os produtos cosméticos da marca Sabô Ageless, de empresa desconhecida pela agência.
Produtos saneantes
– Todos os produtos saneantes da empresa “Gasparelo Produtos de Limpeza e Higiene Ltda.”.
– Acta BTI (saneante), de empresa não identificada pela Anvisa.
Motivo das proibições e base legal
Todos os produtos proibidos estavam sendo comercializados sem registro e sem autorização de funcionamento para fabricação, segundo a Anvisa. Essas irregularidades configuram infração aos artigos 2º e 12 da Lei nº 6.360/1976, que regula a vigilância sanitária de medicamentos, drogas, insumos farmacêuticos, cosméticos, saneantes e outros produtos sujeitos a controle sanitário no país.
Benefício em dinheiro, com mínimo de R$ 900, é destinado aos superentregadores mais engajados e integra estratégia em meio à disputa com Keeta e 99Food
Benefício em dinheiro, com mínimo de R$ 900, é destinado aos superentregadores mais engajados e integra estratégia em meio à disputa com Keeta e 99Food