Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Política
Cleitinho propõe exame toxicológico obrigatório para políticos antes da diplomação
Senador de MG anuncia projeto que condiciona posse de vereadores, deputados, senadores, prefeitos, governadores e presidente da República à realização de teste toxicológico, em paralelo a proposta de gratuidade do exame pelo SUS para condutores
08/12/2025 às 15:52por Redação Plox
08/12/2025 às 15:52
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
O senador Cleitinho Azevedo (Republicanos-MG) vai apresentar ao Congresso Nacional um projeto de lei que torna obrigatório o exame toxicológico antes da diplomação de políticos eleitos. A medida, segundo ele, valeria para todos os cargos eletivos: vereadores, deputados, senadores, prefeitos, governadores e presidente da República.
Senador Cleitinho Azevedo, do Republicanos de Minas Gerais
Foto: Willian Dias / ALMG
O parlamentar explicou a proposta em um vídeo publicado nas redes sociais e defende que o exame seja uma condição para que o eleito assuma o mandato. A iniciativa amplia o debate sobre controle e responsabilidade no exercício de funções públicas, ao estender aos agentes políticos um tipo de exigência já aplicada a motoristas profissionais.
Projeto é apresentado após mudança nas regras da CNH
A ideia de Cleitinho surge após o Congresso Nacional aprovar a obrigatoriedade do exame toxicológico para candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias A, para motos, e B, para carros. Até então, apenas condutores das categorias C, D e E eram submetidos a esse tipo de teste.
Para o senador, a responsabilidade exigida de quem dirige também deve ser cobrada de quem ocupa cargos políticos, uma vez que esses representantes assumem a gestão de prefeituras, estados e do país.
A gente sabe que bebida e droga não combina com volante, e o condutor tem que ter responsabilidade. Mas o político também, que ganhou eleição, tem que ter responsabilidade porque ele vai administrar uma prefeitura, um estado e um país. Isso tem que valer para todos os políticos do Brasil.
Cleitinho Azevedo
Exame gratuito pelo SUS é outra frente defendida
Além de vincular o exame toxicológico à posse em mandatos eletivos, Cleitinho informou que prepara um segundo projeto. A proposta pretende garantir que o teste exigido de condutores seja realizado de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS), aliviando o custo para quem precisa se submeter ao procedimento.
Com as duas iniciativas, o senador busca ampliar o alcance do exame toxicológico tanto na área do trânsito quanto na esfera política, reforçando o discurso de maior rigor e responsabilidade para ocupantes de funções públicas e para motoristas em todo o país.
Butantan-DV, produzida pelo Instituto Butantan, tem eficácia geral de 74,7% e proteção de até cinco anos, com eficácia de 91,6% contra casos graves e 100% na prevenção de hospitalizações, em meio à escalada da doença no país
Butantan-DV, produzida pelo Instituto Butantan, tem eficácia geral de 74,7% e proteção de até cinco anos, com eficácia de 91,6% contra casos graves e 100% na prevenção de hospitalizações, em meio à escalada da doença no país