Educação

Projeto 'Janelas do Saber' premia alunos leitores e reúne escolas de Timóteo

Culminância do projeto da Secretaria de Educação reúne representantes de dez escolas municipais, com apresentações artísticas e premiação dos estudantes que mais leram ao longo de 2025

08/12/2025 às 17:10 por Redação Plox

A culminância do projeto “Janelas do Saber” reuniu, nesta segunda-feira (08), alunos representantes de dez escolas de Ensino Fundamental da rede municipal de Timóteo. O encontro aconteceu na quadra do Centro Municipal de Educação Integrada/Educação de Jovens e Adultos (CMEI/EJA) e foi marcado por apresentações artísticas inspiradas nas atividades desenvolvidas ao longo de 2025.

08.12 - Release PMT - Projeto Janelas do Saber

Foto: Divulgação

Projeto fortalece hábito da leitura nas escolas

Idealizado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, o projeto “Janelas do Saber” foi implantado nas bibliotecas escolares com o propósito de fortalecer o hábito da leitura entre os estudantes. Concebida no início do ano letivo e colocada em prática no segundo semestre de 2025, a iniciativa busca despertar o interesse pela leitura, estimular a imaginação e promover a criatividade como parte da formação integral dos alunos.

Segundo o Coordenador de Projetos Educacionais da Secretaria, Erisvaldo Leite, a leitura é tratada como um pilar essencial na trajetória escolar, orientando as ações promovidas nas unidades de ensino ao longo do ano.

08.12 - Release PMT - Projeto Janelas do Saber

Foto: Divulgação

Leitores destaque são premiados

A programação incluiu a premiação dos melhores leitores de cada escola participante. Foram reconhecidos dois alunos por instituição, selecionados pelo maior número de leituras realizadas em 2025. A iniciativa valoriza o empenho dos estudantes e reforça o compromisso do projeto com o incentivo contínuo à leitura.

Dez escolas participam da culminância

Participaram do encontro desta segunda-feira (08/12) as escolas Clarindo Carlos Miranda, Professora Maria Aparecida Martins Prado, Virgínia de Souza Reis, Joaquim Ferreira de Souza, José Moreira Bowen, IMETT, Angelina Alves de Carvalho, Escola Infantil Cecília Meireles, Escola Infantil Monteiro Lobato e Escola Municipal de Timóteo.

Atividades seguem e projeto continua em 2026

A programação de culminância do projeto continua nesta terça-feira (09), às 13h30, com a participação das escolas cujas bibliotecas funcionam no turno da tarde. A Secretaria Municipal de Educação confirmou que o “Janelas do Saber” terá continuidade em 2026, com a ampliação das ações nas unidades escolares da rede municipal.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a