Ministro da Justiça fala sobre as medidas tomadas a respeito dos atos de vandalismo em Brasília

Segundo Flávio Dino, 209 pessoas foram presas em flagrante ontem (8). E nesta segunda, cerca de 1,2 mil pessoas foram detidas nos acampamentos

Por Plox

09/01/2023 16h01 - Atualizado há quase 2 anos

O Ministro da Justiça Flávio Dino concedeu entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira (9) para falar a respeito das medidas que o governo federal tomou após os atos antidemocráticos e de vandalismo ocorridos ontem em Brasília-DF.

Dino disse que o país está caminhando para uma normalização e que os manifestantes não alcançaram seu objetivo de golpe. "Em primeiro lugar, quero afirmar que o nosso país caminha para a absoluta normalização institucional com muita velocidade. Os golpistas não obtiveram êxito" nas tentativas de "ruptura da lei", afirmou.

 

Segundo o ministro, 209 pessoas foram presas em flagrante ontem (8) e cerca de 1,2 mil pessoas foram detidas nos acampamentos nesta segunda. Todos serão ouvidos pela polícia.

"Chegamos a ter ontem 9 rodovias federais interditadas, a PRF agiu imediatamente, não houve resistência e as rodovias foram desobstruídas. A PRF efetuou a apreensão de 40 ônibus, alguns em deslocamento em saída de Brasília por estradas federais. Em um deles havia arma de fogo, o que mostra uma preparação para atos de violência", explicou o ministro.

Lula decreta intervenção no Distrito Federal

No começo da noite desse domingo (8), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decretou intervenção federal no Distrito Federal. A ação foi em decorrência de manifestantes invadirem o Congresso, no começo da tarde de hoje.

Moraes afasta governador do Distrito Federal por 90 dias

O governador do Distrito Federal (DF), Ibaneis Rocha, ficará 90 dias afastado do cargo. Em decisão publicada na madrugada desta segunda-feira (9), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), citou descaso e omissão por parte do governador  e do então secretário de Segurança do DF, Anderson Torres, que foi exonerado ontem.

Moraes proíbe a entrada de ônibus com manifestantes no DF

Ônibus e caminhões com manifestantes estão proibidos de ingressar no Distrito Federal até o dia 31 de janeiro. A decisão faz parte de rol de medidas tomadas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, após a invasão e vandalização de prédios públicos nesse domingo (8). As medidas foram publicadas na madrugada desta segunda-feira (9).

CBF repudia uso da camisa da Seleção em atos antidemocráticos e de vandalismo

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) condenou nesta segunda-feira (9) o uso da camisa da seleção nacional em atos antidemocráticos e de vandalismo. A publicação da nota oficial ocorre um dia após a invasão e depredação das sedes dos Três Poderes da República em Brasília (DF), por extremistas apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro que vestiam a amarelinha. Os ataques danificaram o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal.

"A CBF repudia veementemente que a nossa camisa seja usada em atos antidemocráticos e de vandalismo", afirma a entidade em comunicado no Twitter.
 

Destaques