Jovem de 17 anos morre por suspeita de dengue em Timóteo
Maria Elisa, filha de conhecida subsecretária, morre após complicações cardíacas decorrentes do vírus
Por Plox
09/01/2024 14h50 - Atualizado há 10 meses
Em uma fatalidade na cidade de Timóteo, Maria Elisa, uma jovem de 17 anos, faleceu devido a complicações graves suspeitas de serem causadas pela dengue. A estudante, que havia sido recentemente aprovada no vestibular de Medicina Veterinária, começou a apresentar sintomas como febre e dores no corpo na quarta-feira (3). Com o agravamento do seu estado, marcado por intensas dores abdominais, ela foi levada no domingo (7) ao Hospital Márcio Cunha, em Ipatinga-MG.
No hospital, a situação de Maria Elisa piorou rapidamente, levando-a à Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Segundo familiares, lá foi diagnosticada com miocardite, uma inflamação do coração, que, infelizmente, resultou em uma parada cardíaca fatal. A suspeita é que o vírus da dengue tenha sido o causador dessas complicações sérias.
Maria Elisa era filha de Simone Bicalho, atual subsecretária de educação da Prefeitura de Timóteo, e de Geraldo Heleno Vargas, aposentado e conhecido localmente pelo antigo bar do Crias. A família, residente no bairro Ana Malaquias, está em luto pela perda prematura da jovem promissora.
A Escola Batista de Acesita, local onde a jovem estudou lamentou a morte.
Nota na íntegra
"Hoje o dia amanheceu muito triste para a Comunidade Escolar EBA.
Com profundo pesar, comunicamos o falecimento da nossa querida aluna da terceira série, turma 2023, MARIA ELISA BICALHO.
Nesse momento de dor, oramos para que o Senhor dê consolo, conforto e paz para a família da nossa querida aluna.
Em virtude desse momento difícil para a nossa escola e em solidariedade à família, decretamos dois dias de luto.
Voltaremos às nossas atividades, no dia 11 de janeiro de 2024.
"Chorar com os que choram." Rm 12:15".
Até o momento da publicação desta reportagem, a Superintendência Regional de Saúde não havia recebido notificação oficial da morte de Maria Elisa por dengue por parte do município de Timóteo.
O sepultamento está marcado para ás 17h desta terça-feira (9).
Em nota a prefeitura de Timóteo comentou sobre o caso.
"A Prefeitura recebeu com consternação a notícia do falecimento de uma moradora de Timóteo. Esta Administração se solidariza com a família dessa moradora e se coloca à disposição para o que for necessário nesse momento de dor.
A Secretaria Municipal de Saúde informa que a moradora foi atendida no dia 6 de janeiro na UPA Geraldo dos Reis Ribeiro. Ela foi atendida, medicada e liberada com a prescrição de medicações além de orientações para procurar novo atendimento caso a situação se agravasse.
Lamentavelmente nesta terça-feira (9) recebemos a informação que ela veio a óbito no Hospital Márcio Cunha. De acordo com a Secretaria de Saúde neste momento não é possível afirmar com precisão se esse óbito foi resultado da dengue, o que será confirmado após a realização de exames pela Funed, haja vista que o Estado de Minas Gerais é o responsável por esse tipo de investigação".