PMI inicia construção de muro de arrimo em área de risco
Segundo a prefeitura, a expectativa é que o trabalho seja executado e concluído em até três meses
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) confirmou que, por enquanto, não haverá fiscalização por radar na BR-458, em Caratinga-MG, próximo ao Residencial Porto Seguro e à Lagoa Silvana. O equipamento que havia sido instalado na segunda-feira (06), foi removido na noite da última quarta-feira (8). A retirada ocorreu após o dispositivo ser encontrado tombado pela segunda vez, apenas um dia após ter sido reparado. O ato, atribuído a vandalismo, ocorre em meio a uma onda de insatisfação popular com as condições precárias da rodovia e a surpresa pela instalação de dispositivos de fiscalização. Veja os detalhes na Live.
Em nota enviada ao Plox, “o DNIT esclarece que após os diversos atos de vandalismo no equipamento e análise da infraestrutura do pavimento, o radar será reinstalado após a recuperação da camada de rolamento no segmento em questão. O DNIT informa que manterá todas as ações necessárias para garantir a segurança viária no trecho”.
Críticas às condições da rodovia e ao radar
Motoristas e moradores utilizaram as redes sociais para expressar indignação com a instalação do radar em uma estrada marcada por buracos e ondulações. Um vídeo que viralizou nas redes traz o desabafo de um motorista:
"A estrada caótica do jeito que tá aqui, amanhecemos com a surpresinha. Não sei se é o Denit ou DR, mas estão colocando um radar numa pista toda esburacada, em tempo de causar acidente." Outro morador reforçou: "Primeiro arruma o asfalto, depois coloca o radar."
Justificativa do DNIT para a instalação
O radar, junto com dois medidores de velocidade, foi instalado na segunda-feira (6) com o objetivo de monitorar o sentido decrescente da rodovia, onde o limite de velocidade é de 50 km
/h. De acordo com o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), a instalação seguiu a Instrução Normativa nº 43/2021, que avalia os riscos no trânsito e determina a necessidade de equipamentos de fiscalização.
Apesar da polêmica, a previsão era de que o radar começasse a operar até o final de janeiro, após passar pela aferição do INMETRO. No entanto, a precariedade do pavimento gerou fortes críticas por parte da população, que considerou inadequada a instalação dos dispositivos enquanto a infraestrutura básica da rodovia permanece em más condições.
Obras de reparo prometidas pelo DNIT
Em resposta à insatisfação popular, o DNIT informou que os serviços de manutenção do pavimento da BR-458 terão início ainda em janeiro. Segundo a autarquia, o contrato com a empresa responsável já foi assinado, e os trabalhos estão em fase de mobilização, incluindo a contratação de pessoal e equipamentos.
O DNIT reforçou que, apesar das críticas, os dispositivos de fiscalização, como radares e redutores de velocidade, são essenciais para prevenir acidentes e garantir a segurança viária. A expectativa é que o radar seja reinstalado após a conclusão das obras de recuperação do pavimento no trecho.
Segundo a prefeitura, a expectativa é que o trabalho seja executado e concluído em até três meses
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