Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Economia

Justiça de Minas Gerais anula venda de usinas da Cemig em decisão que questiona referendo

O juiz Fabiano Afonso, responsável pela decisão, considerou que a venda das usinas violou a Constituição estadual de Minas Gerais

10/01/2025 às 01:58 por Redação Plox

A Justiça de Minas Gerais determinou a anulação do edital de venda de 12 pequenas centrais hidrelétricas e três centrais geradoras hidrelétricas pertencentes à Cemig Geração e Transmissão (Cemig GT), subsidiária da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), e à Horizontes Energia. A decisão foi tomada com base em uma ação civil pública apresentada na 2ª Vara da Fazenda Pública de Belo Horizonte, que apontou a ausência de referendo popular para a realização do leilão, promovido em 2023.

XJustiça de Minas anula venda de 15 usinas da CemigCemig / Divulgação

O juiz Fabiano Afonso, responsável pela decisão, considerou que a venda das usinas violou a Constituição estadual de Minas Gerais, que exige aprovação popular prévia em casos de desestatização de empresas públicas.

Defesa da Cemig e contexto do leilão

Em sua defesa, a Cemig argumentou que a venda representava um "ato de gestão empresarial de desinvestimento", comum em sociedades de economia mista. A empresa ressaltou que não houve alienação das pessoas jurídicas nem transferência de controle acionário.

O leilão, ocorrido em 2023, teve como vencedora a empresa Mang Participações e Agropecuária Ltda, que apresentou uma oferta de R$ 100,5 milhões pelo lote único. As informações foram divulgadas pelo portal MegaWhat, especializado no mercado de energia.

Privatizações e embates políticos em Minas Gerais

A decisão judicial ocorre em um momento em que o governo estadual, liderado por Romeu Zema, prioriza a privatização de empresas como a Cemig e a Copasa. O objetivo do governo é concluir o processo de aprovação ainda no primeiro semestre de 2025 e realizar os leilões no segundo semestre. Para acelerar as privatizações, a administração estadual defende a exclusão da exigência de referendo popular.

A oposição, no entanto, discorda dessa abordagem e sustenta que empresas consideradas estratégicas para o estado não devem ser privatizadas sem ampla consulta pública.

A Cemig informou que, por enquanto, não irá se pronunciar sobre a decisão judicial.

Compartilhar a notícia

Veja também
mega-sena
ECONOMIA

+Milionária tem 1º sorteio hoje com prêmio mínimo de R$ 10 milhões

Loteria não acumula e tem boa chance para quem acertar poucas dezenas

Governo altera regras do BPC e garante proteção mesmo com variação de renda
ECONOMIA

Governo altera regras do BPC e garante proteção mesmo com variação de renda

Portaria dos Ministérios do Desenvolvimento e INSS amplia critérios, mantém deduções de despesas e converte benefício automaticamente para auxílio-inclusão em casos de atividade remunerada.

Mais de 26 mil famílias podem perder desconto na conta de água em Minas
ECONOMIA

Mais de 26 mil famílias podem perder desconto na conta de água em Minas

Famílias de baixa renda precisam atualizar cadastro no CadÚnico até 27 de outubro para manter benefício da Tarifa Social na Copasa

Governo libera lote extra do PIS/Pasep para 1,6 milhão de trabalhadores; saiba quem tem direito
ECONOMIA

Governo libera lote extra do PIS/Pasep para 1,6 milhão de trabalhadores; saiba quem tem direito

Pagamento adicional beneficia mais de 1,6 milhão de trabalhadores excluídos do calendário regular por atraso de informações dos empregadores, com saques disponíveis até dezembro de 2025.