Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

Morre o senador José Maranhão vítima da Covid

Ele estava internado desde o dia 29 de novembro de 2020, em São Paulo

09/02/2021 às 08:01 por Redação Plox

Morreu na noite dessa segunda-feira (8), às 21h15, o senador e ex-governador da Paraíba Jose Maranhão (MDB), vítima da Covid-19. Ele estava internado desde o dia 29 de novembro de 2020, no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo.

No dia que foi internado, ocorria o segundo turno das eleições municipais. O senador passou mal após votar e foi levado para um hospital em João Pessoa. No dia 3 de novembro foi transferido para a capital paulista, onde ficou entubado e extubado diversas vezes na UTI. Nos últimos dias, o quadro clínico se agravou. Segundo a assessoria de imprensa do parlamentar, o corpo vai ser levado para a Paraíba e será sepultado em Araruna, cidade natal.

No Senado, ele será substituído pela suplente Nilda Gondim (MDB-PB), já em exercício desde o início de janeiro. O mandato da chapa vai até 2023.

 

José Maranhão era o parlamentar mais velho da atual legislatura; morreu aos 87 anos. Foto: Divulgação/Agência Senado

 

Biografia

Nascido em Araruna (PB) em 1933, José Maranhão foi empresário e advogado, formado pela Universidade Federal da Paraíba. Exerceu o mandato de deputado estadual quatro vezes (1955-1969), foi deputado federal em três legislaturas (1983-1995), inclusive durante a Assembleia Nacional Constituinte. Atualmente, era presidente estadual do MDB.

Em 1994, elegeu-se vice-governador da Paraíba, em chapa com o ex-senador Antonio Mariz. Assumiu o governo com o falecimento deste, e obteve a reeleição em 1998. Em 2002, elegeu-se para o primeiro mandato como senador. Voltou a concorrer ao governo estadual em 2006, ficando em segundo lugar, mas assumiu o Palácio da Redenção em 2009 após a cassação do primeiro colocado, Cássio Cunha Lima. Tentou a reeleição em 2010, sem sucesso, mas conquistou um segundo mandato no Senado em 2014.

Em sua carreira no Senado, José Maranhão presidiu entre 2015 e 2016 a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Na condição de senador mais idoso, ele presidiu a eleição da Mesa Diretora em 2019, na primeira ocasião da história recente do Senado em que nenhum dos membros da Mesa em exercício podia fazê-lo (10 dos 11 membros não estavam mais no Senado e o 11º, o senador Davi Alcolumbre, era candidato na eleição).

Foi autor, entre outras proposições, do Projeto de Lei do Senado (PLS) 273/2005, que deu origem à Lei 13.144, de 2015, que disciplina o instituto do bem de família, para proteger o patrimônio do novo cônjuge ou companheiro do devedor de pensão alimentícia. O senador é um dos signatários da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 31/2020, que altera o artigo 150 da Carta Magna para garantir a imunidade tributária aos livros, jornais, periódicos e o papel destinado a sua impressão. A proposição aguarda votação em Plenário. Também assinou a PEC 2/2016, que modifica o artigo 60 da Constituição para tornar o saneamento um direito social, assim como educação, saúde, trabalho, moradia, lazer, alimentação, previdência social e segurança. O texto tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Casado com a desembargadora Maria de Fátima Bezerra, deixa três filhos (Maria Alice, Leônidas e Letícia) e dois netos (José Neto e Maria de Fátima).

Sucessora de José Maranhão, a senadora Nilda Gondim já foi deputada federal (2011-2015). Ela é mãe do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) e do ex-senador e atual ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Vital do Rêgo Filho (PB).

Memória
José Maranhão é a segunda vítima de covid-19 entre os membros do Senado desde o início da pandemia. Em outubro de 2020, morreu o senador Arolde de Oliveira (PSD-RJ), em decorrência de falência múltipla dos órgãos, após cerca de um mês internado. Arolde era o segundo senador mais idoso da legislatura, com 83 anos de idade.

 

Compartilhar a notícia

Veja também
WhatsApp limita envio de mensagens para combater spam globalmente
GERAL

WhatsApp limita envio de mensagens para combater spam globalmente

Medida restringe envios em massa de empresas e usuários para desconhecidos sem resposta; testes já ocorrem na Índia e atualização será implementada em breve.

Idoso desaparece em Antônio Dias e é encontrado morto pelo filho no rio Piracicaba
GERAL

Idoso desaparece em Antônio Dias e é encontrado morto pelo filho no rio Piracicaba

Homem de 64 anos estava desaparecido e foi localizado pelo próprio filho boiando nas margens do rio; buscas duraram dois dias

vd
GERAL

Polícia irá investigar causa da morte da sucuri Ana Júlia, de 7 metros

Icone ambiental, sucuri de quase 7 metros é encontrada morta e caso mobiliza autoridades

EUA-2.jpg
GERAL

Coronavírus: EUA registra mais de 80 mil mortes por Covid-19

para você
EDUCAçãO

Biblioteca Pública Municipal Raquel Pacífico Drumond completa 53 anos

A biblioteca de Timóteo tem se destacado como uma entidade cultural atendendo também as cidades vizinhas como Coronel Fabriciano e Ipatinga.

GCM de Ipatinga detém casal que realizava tráfico no centro
POLíCIA

GCM de Ipatinga detém casal que realizava tráfico no centro

Homem tentou fugir e foi contido com uso de pistola elétrica após arremessar pedra contra guardas

Acidente BR-381
POLíCIA

BR-381: motociclista morre em acidente na saída da Grande BH para o Vale do Aço

Por conta do acidente, o trânsito na rodovia foi desviado para vias laterais, o que causou congestionamento

Foto: Pixabay/Reprodução
EMPREGO

Aumento significativo de jovens aprendizes no mercado, mas ainda longe do ideal

Capacidade subutilizada na contratação de jovens aprendizes