Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Em meio a violência e polarização, eleitores do Equador escolhem novo presidente neste domingo

Cidadãos escolhem entre o retorno da esquerda ao poder ou a reeleição de Daniel Noboa, em um cenário de insegurança e tensão política.

09/02/2025 às 12:59 por Redação Plox

Neste domingo (9), os eleitores do Equador vão às urnas para definir o futuro do país, que enfrenta uma grave crise de segurança associada ao narcotráfico. O pleito ocorre sob rígidas medidas de proteção, após uma campanha eleitoral marcada pela violência e pelo assassinato de um candidato presidencial em 2023. O índice de homicídios no país chega a 38 por 100 mil habitantes, o que fez com que a segurança fosse um dos principais temas debatidos pelos candidatos.

Foto: Reprodução de video

Diante do clima tenso, o presidente Daniel Noboa ordenou a militarização dos portos e o aumento da presença de forças de segurança nas fronteiras ao sul e ao norte. Além disso, determinou o fechamento das fronteiras entre sábado (8) e segunda-feira (10), alegando riscos de desestabilização causados por grupos armados.

 

Disputa entre direita e esquerda pode levar a segundo turno

O atual presidente Daniel Noboa, de 37 anos, enfrenta a principal candidata da oposição, Luisa González, de 47 anos, aliada do ex-presidente socialista Rafael Correa (2007-2017). Ambos aparecem como favoritos na disputa, mas as projeções indicam que nenhum dos dois deve obter votos suficientes para vencer no primeiro turno, levando o embate para uma segunda rodada em 13 de abril.

Essa é a segunda vez que Noboa e González se enfrentam. Em 2023, o empresário bilionário se tornou um dos presidentes mais jovens do mundo ao derrotar a candidata de esquerda. Agora, González tenta reverter o resultado e, se eleita, se tornará a primeira mulher presidente da história do Equador.

 

Cerca de 14 milhões de eleitores vão às urnas

Dos 18 milhões de habitantes do Equador, quase 14 milhões são obrigados a comparecer às urnas entre 7h e 17h no horário local (9h e 19h em Brasília). Além de eleger o novo presidente, os cidadãos também votarão para renovar a Assembleia Nacional, escolhendo 151 membros, além de cinco parlamentares andinos.

A expectativa é que, diante do cenário de polarização e insegurança, a participação dos eleitores seja decisiva para definir os rumos do país nos próximos anos.

Compartilhar a notícia

Veja também
Defendendo Alexandre de Moraes, Lula dá indireta a Elon Musk
POLíTICA

Defendendo Alexandre de Moraes, Lula dá indireta a Elon Musk

Em evento com prefeitos, o presidente enfatiza a importância do combate ao desmatamento e indireta a Musk sugere foco na Amazônia ao invés de exploração espacial

Ministros de Lula se preparam para disputar eleições de 2026
POLíTICA

Ministros de Lula se preparam para disputar eleições de 2026

Com prazo de desincompatibilização se aproximando, pelo menos 17 ministros consideram candidaturas ao Senado, Câmara e governos estaduais

Foto: Divulgação PL/Reprodução
POLíTICA

Destino Minas: General Braga Netto estuda candidatura ao Senado em 2026

Nascido em Floresta, Belo Horizonte, Braga Netto é conhecido por sua profunda ligação com Minas Gerais

kaliu
POLíTICA

Projeto que extingue BHTrans vai para votação na Câmara após assinatura de Kalil

Se o texto for aprovado na casa legislativa ele passará para o plenário