Morre adolescente que apanhou de piloto Pedro Turra no Distrito Federal
Rodrigo Castanheira estava internado na UTI em Águas Claras com traumatismo craniano e não resistiu; Pedro Arthur Turra Basso teve a prisão preventiva decretada
Câmeras de segurança registraram toda a ação do homem que invadiu o aeroporto de Caxambu, no Sul de Minas, tentou decolar um helicóptero e fugiu após a queda da aeronave na madrugada deste domingo (8). As imagens, que ainda não foram divulgadas, integram a investigação da Polícia Militar e da Polícia Civil, que apuram o caso.
Homem invade aeroporto para 'testar' helicóptero, tenta decolar e derruba aeronave em MG
Foto: Polícia Militar
Segundo a Polícia Militar, o helicóptero caiu na área de estacionamento de aeronaves do aeroporto e não havia ninguém a bordo no momento do atendimento. Ninguém ficou ferido. Ao ser preso, o homem relatou aos policiais que queria "testar" a aeronave.
Conforme o registro policial, o suspeito cortou a tela do alambrado do aeroporto por volta das 23h08 e teve acesso à área restrita. Ele entrou no helicóptero e permaneceu na cabine por cerca de uma hora.
Às 0h17, o homem acionou a aeronave e tentou levantar voo, mas o helicóptero caiu antes mesmo de sair do solo. A queda ocorreu dentro do próprio aeroporto, na região destinada ao estacionamento de aeronaves.
Após o acidente, o invasor deixou o local pelo mesmo ponto em que entrou e fugiu. Perto da aeronave, policiais encontraram lanternas ainda acesas, além de vestígios de sangue no alambrado danificado e no interior da cabine, que também sofreu danos com o impacto.
Helicóptero cai durante tentativa de decolagem no aeroporto de Caxambu, no Sul de Minas
Foto: Corpo de Bombeiros
O responsável pelo aeroporto, que dormia em uma escola de aviação instalada no local, acordou ao ouvir um barulho vindo da área do hangar. Ao verificar a situação, encontrou o helicóptero danificado, com vazamento de combustível e o painel ainda ligado.
Como também é piloto, ele orientou os policiais a desligarem os sistemas da aeronave para evitar risco de incêndio.
Helicóptero cai durante tentativa de decolagem no aeroporto de Caxambu, no Sul de Minas
Foto: Corpo de Bombeiros
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) fez buscas dentro do aeroporto, mas nenhuma vítima foi localizada. Hospitais da região foram consultados e informaram que ninguém deu entrada com ferimentos após o horário do acidente.
A perícia técnica da Polícia Civil confirmou que o alambrado foi cortado com um objeto perfurante. Materiais com vestígios de sangue foram recolhidos para análise. Dentro da cabine, foi encontrado um par de óculos que pode pertencer ao autor, encaminhado para a delegacia.
O piloto da aeronave compareceu ao aeroporto e informou que o helicóptero é particular, pertence a uma empresa de Belo Horizonte e havia pousado em Caxambu no dia 5 de fevereiro. A decolagem estava prevista para a manhã deste domingo, às 10h.
A aeronave é um helicóptero Robinson R66, ano 2023, equipado com sistema de câmeras internas. As imagens registradas de dentro da cabine mostram o invasor utilizando um telefone celular enquanto tenta manusear os instrumentos de voo.
Todo o material foi colocado à disposição das autoridades para auxiliar nas investigações.