A Universidade Estadual Paulista (Unesp) divulgou nesta segunda-feira (9) a segunda chamada de três processos seletivos para ingresso no início de 2026: o Vestibular Unesp 2026, o Unesp-Enem e as Olimpíadas Científicas Unesp. Ao todo, as seleções oferecem 7.047 vagas em cursos de graduação, além das oportunidades pelo Provão Paulista.
As listas de convocados em 2ª chamada já estão disponíveis para consulta nos três processos seletivos.
Como será a matrícula da 2ª chamada
A matrícula em segunda chamada será realizada nos dias 9 e 10 de fevereiro, para as três seleções, exclusivamente de forma virtual. O acesso deverá ser feito pelo site da Vunesp ou diretamente pelo Sistema de Graduação da Unesp (Sisgrad).
Nesse mesmo período, candidatos classificados que ainda não estiverem matriculados na Unesp em 2026 poderão se inscrever para uma segunda opção de curso, pela página da Vunesp. Os convocados para essa segunda opção só serão chamados depois da convocação de todos os aprovados em primeira opção.
Reserva de vagas e perfil dos ingressantes
O Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública destina 50% das vagas de cada curso de graduação da Unesp a estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública. Dentro desse percentual, 35% das vagas são reservadas a candidatos que se autodeclarem pretos, pardos ou indígenas.
Segundo a instituição, os estudantes oriundos da rede pública de ensino representam cerca de 55% das matrículas na universidade.
Concorrência e inscrições em 2026
Nas quatro portas de entrada com divulgação de resultados no início de 2026 — Vestibular Unesp 2026, Unesp-Enem, Provão Paulista Seriado e Olimpíadas Científicas Unesp — foram registradas 214.696 inscrições.
Como um mesmo candidato pôde participar de mais de um processo seletivo, efetivamente buscaram uma vaga na graduação da Unesp, que ofereceu 7.981 vagas nesse conjunto de seleções.
Presença da Unesp em São Paulo
A Unesp é uma universidade pública e gratuita, presente em 24 cidades do estado de São Paulo, com 34 unidades universitárias. A instituição desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão em todas as grandes áreas do conhecimento e está entre as maiores do país e da América Latina.