Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Extra
Ipatinga tem o prédio mais alto do Brasil construído em estrutura monolítica
Construído em apenas cinco meses, com o sistema Lumiform da SH, um sistema de painéis fabricados com perfis especiais de alumínio e forrados com placas de alumínio
09/03/2021 às 23:32por Redação Plox
09/03/2021 às 23:32
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
O prédio mais alto do Brasil em estrutura monolítica está em Ipatinga, e é da WR Construtora. Com paredes feitas totalmente em concreto, o Iguaçu Nobre, erguido entre os bairros Iguaçu e Cidade Nobre, alcançou nesta semana sua 25ª e última laje. Um feito para posicionar o Vale do Aço como destaque nacional na construção civil.
Construído em apenas cinco meses, com o sistema Lumiform da SH, um sistema de painéis fabricados com perfis especiais de alumínio e forrados com placas de alumínio, de montagem manual, seguindo a Norma 16.055 em Parede de Concreto, o empreendimento tem 73 m de altura. E, em breve, ganhará ainda uma nova torre, bem ao lado, o Iguaçu Nobre II, também com 25 pavimentos. No total, serão 200 unidades habitacionais no local.
Foto: Divulgação
“O maior desafio de uma obra alta é o alinhamento vertical, convencionalmente chamado de prumo. A grande parte das obras em parede de concreto moldado no local é baixa, que não torna esse assunto relevante. Porém, quando passamos para um patamar de 25 pavimentos, é preciso acompanhar de perto para que o acúmulo de desaprumo não gere problemas estruturais. É por isso que o Iguaçu Nobre se tornou um grande case de sucesso’’, destaca Daniel Leopoldo, supervisor comercial da SH Indústria. A parceria entre a construtora e o suporte técnico dessa tecnologia é outro diferencial. “Somos movidos pela inovação e o nosso fornecedor abraçou o nosso desafio, nos dando suporte com visitas mensais na obra e mantendo contato semanal com a equipe de engenharia, para verificar as medições de cada concretagem”, explica Wallace Barreto Simão, diretor da WR Construtora.
Foto: Divulgação
Não por acaso, esse sistema construtivo com paredes de concreto, segundo a construtora, garante mais qualidade e um ganho de até 85% na produtividade da construção. Lajes e paredes são concretadas numa única etapa, graças à montagem e desmontagem rápida das estruturas a cada andar, que é feita de forma manual, sem necessidade de mão-de-obra especializada. Os painéis são leves e de fácil manuseio. Sem rebites e com emendas na face que fazem contato com o concreto, permitem um acabamento perfeito.
Outra vantagem: com paredes super-resistentes de concreto, o projeto do Iguaçu Nobre elimina a necessidade de colunas e pilastras. Isso otimiza espaços de corredores, halls e apartamentos, deixando os 54m² de cada unidade bem distribuídos e ventilados, entre sala, cozinha, banheiros e quartos. “Este é, sem dúvidas, um marco na engenharia do país, mas, sobretudo, um marco de superação e investimento em tecnologia da WR Construtora”, resume Wallace Barreto Simão.
Estudo do Daycoval com dados da Pnad Contínua mostra que problemas de saúde, tarefas familiares e estudos afastam brasileiros do mercado e ajudam a explicar baixo impacto do emprego na inflação e no PIB
Estudo do Daycoval com dados da Pnad Contínua mostra que problemas de saúde, tarefas familiares e estudos afastam brasileiros do mercado e ajudam a explicar baixo impacto do emprego na inflação e no PIB