Governo Federal cria programa de iniciativas direcionadas às mulheres

Dentre elas, está a distribuição gratuita de itens de higiene e proteção da saúde menstrual

Por Plox

08/03/2022 22h24 - Atualizado há quase 3 anos

No dia internacional da mulher, celebrado nesta terça-feira (8), o Governo Federal promoveu um evento de comemoração simultaneamente ao lançamento de iniciativas direcionadas às mulheres.

Dentre elas, a distribuição gratuita de itens de higiene e proteção da saúde menstrual, que prevê atender a quase 4 milhões de mulheres, dentre àquelas em situação de rua, mulheres que estejam cumprindo medidas socioeducativas que  tenham entre 12 e 21 anos e alunas matriculadas em escolas do programa Saúde na Escola, que tenham entre 9 a 24 anos de idade.

 

Foto: Brenda Colen/ Plox

 

No ano passado, o presidente da República, Jair Bolsonaro, vetou o artigo da lei que criou o Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual, onde  constava a distribuição gratuita de absorventes a mulheres pois, segundo Bolsonaro, não constava a indicação da fonte de custeio no texto aprovado pelo Congresso.

Veja o vídeo: 
 

 

Segundo o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o decreto destina o valor de R$ 130 milhões do orçamento da Secretaria de Atenção Primária do Ministério da Saúde para estados e municípios brasileiros.

Ocorreu também a instituição do Programa Mães do Brasil, que, segundo o governo, irá promover a proteção à gestante e à maternidade e a Estratégia Nacional de Empreendedorismo Feminino – Brasil pra ELAS e o Comitê de Empreendedorismo Feminino que tem como objetivo estimular o empreendedorismo feminino no país, incluindo ampliação de oferta de crédito.

 

Destaques