Semana Santa: entenda uma das datas mais importantes na Igreja Católica
Em uma reportagem especial, o Plox conversou com um padre que explicou sobre o assunto
Por Plox
08/04/2022 21h08 - Atualizado há quase 3 anos
Se inicia na próxima semana, a tão conhecida “Semana Santa”, celebrada pela Igreja Católica todos os anos no fim do período quaresmal. Essa celebração é feita do Domingo de Ramos ao domingo da Páscoa.
O período, é visto e celebrado pelos católicos com muita fé, penitência e oração, visto que é o período onde acontece a morte e ressurreição de Jesus. Durante esse tempo, a igreja inicia esse processo no Domingo de Ramos, com a famosa procissão e missa dos ramos. Nela, segundo o padre, José Geraldo da Paróquia Cristo Rei, que fica no Centro de Ipatinga, se lembra a chegada de Jesus a Jerusalém.
"O domingo de Ramos é para lembrar a chegada de Jesus a Jerusalém. Isso acontece alguns dias antes dele sofrer a paixão e a morte na cruz. E aquela entrada de Jesus em Jerusalém foi um momento significativo, seja para o seguidor de Jesus, mas o próprio Jesus é que, de certa forma, queria dizer para a cidade de Jerusalém que ele realmente é o Messias", disse o padre.
Veja o vídeo:
Já sobre a Semana Santa, o padre destacou que a igreja vive uma caminhada com Jesus, onde vivência os últimos dias antes de ser crucificado.
" E nesta Semana Santa nós fazemos uma caminhada com Jesus, vivenciando os últimos dias de Jesus na terra, Ele (Jesus), o profeta da Galileia, mas, ao mesmo tempo, momento de centralidade na pessoa de Jesus que mesmo passando pela paixão e morte, ressuscita", completou.
Já na quinta-feira (14), se inicia o Tríduo Pascal, com a missa de lava pés, passa pela sexta-feira da paixão (15) e se encerra no domingo da Páscoa, sendo o dia da ressurreição de Jesus.
"Na Quinta-feira Santa nós temos a chamada Santa Ceia do Senhor ou, então, a Celebração Lava Pés, quando então, Jesus ali com seus discípulos faz a espécie de uma ceia de despedida. A Sexta-feira Santa é lembrar a paixão e a morte de Jesus, seja através da Via Sacra ou seja através da celebração da Paixão. Lembrando Jesus que passou pela morte. E no sábado, chamado Sábado Santo, normalmente, na missa da noite, por que só tem missa no sábado à noite, nós já celebramos a ressurreição de Jesus na Vigília Pascal", explica.
Ao ser perguntado sobre a abstinência de carne que o cristão católico faz todos os anos durante esse período, o padre disse ser uma forma de penitência e sacrifício realizado pela Igreja.
"Normalmente, na quaresma, seja quarta ou sexta-feira, a igreja pede abstinência de carne como um pequeno sacrifício, vamos se dizer. E para estar em sintonia, seja com o sofrimento de Jesus, mas também com o sofrimento das pessoas, principalmente, dos mais pobres", completou o padre.