Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

"Morar Legal" auxilia na aquisição de escrituras de imóveis para famílias de Fabriciano

Programa de regularização fundiária já beneficiou quase 5.000 famílias

09/04/2024 às 22:32 por Redação Plox

Mais 60 famílias tiveram o sonho de ter a escritura de sua casa registrada em cartório realizado com o Morar Legal em Fabriciano na última sexta-feira (05). Desta vez, os documentos foram entregues aos moradores do bairro Morada do Vale, sem custo para os contemplados.

 

Foto: Divulgação/PMCF

O Morar Legal é o programa de regularização fundiária da Prefeitura de Coronel Fabriciano e já beneficiou quase cinco mil famílias do Santa Cruz, São Geraldo, Recanto Verde, São Domingos, Parque Industrial Novo Reno, Morada do Vale e JK. Os próximos contemplados serão moradores dos bairros Santa Inês e Melo Viana.  A previsão do município é beneficiar até 15 mil famílias.


O objetivo do programa é assegurar o direito legal e a propriedade do lugar em que o cidadão vive com a sua família por meio do título definitivo do imóvel. O gerente de Habitação, Regularização Fundiária e Operações Urbanas, Bruno Campos destaca a importância da iniciativa.

 

“Com a entrega das documentações, além de permitir que o imóvel ou lote seja oficialmente integrado e cadastrado na Prefeitura, os moradores passam a ter segurança e legalidade de seus patrimônios, garantindo a valorização do imóvel, viabilizando a possibilidade de financiamentos para construções ou venda”, explica Bruno Campos.

 

Foto: Divulgação/PMCF

DIREITO DE PROPRIEDADE

O Morar Legal é um programa municipal, respaldado pela legislação federal (Lei 13.465/2017) e integra as políticas públicas do município de acesso à moradia. A iniciativa é realizada pela Prefeitura por meio de empresas credenciadas e licitadas para o trabalho técnico e em parceria com cartório de imóveis.

 

Dentre as famílias contempladas recentemente estão a do Senhor, Djair Inácio. “Agora fico muito mais tranquilo, porque sei que o imóvel é meu. Dá ainda mais gosto e felicidade de pagar o IPTU”, comenta o beneficiado pelo Morar Legal. Maria Aparecida Ferreira também recebeu a escritura e não escondeu a emoção. “Estou recebendo este documento pela honra e glória do senhor. É só agradecer”, disse.

 

Foto: Divulgação/PMCF

MODALIDADES DO MORAR LEGAL

 O “Morar Legal” é realizado em duas modalidades: regularização de Interesse Específico e de Interesse Social

 

A primeira é voltada para população em geral que tem o interesse de regularizar a situação do seu imóvel, com custos reduzidos e parcelados. Já modalidade de Interesse Social, é direcionada para famílias em situação de vulnerabilidade social, já identificadas e cadastradas no Setor de Habitação do município e a documentação é custeada através de recursos públicos, sem custo para o cidadão.

 

Se tornando de fato os proprietários dos imóveis, os mutuários têm garantido o acesso ao mercado formal de crédito e podem até comercializar suas casas ou transferi-las para seus herdeiros, entre outros benefícios.

 

MAIS INFORMAÇÕES

 

Gerência de Habitação (1º Andar da Prefeitura).

Telefone: (31) 3406-7597.

Compartilhar a notícia

Veja também
terremoto
GERAL

Terremoto: time inteiro de vôlei estava em prédio que desabou na Turquia

Milhares de pessoas estão desaparecidas. Mais de 1.600 perderam a vida

Panela Velha
GERAL

Univale apoia campanha “Panela Velha” da Ascarf

Objetivo é arrecadar fundos para construção de um dos muros da sede da associação de catadores, que fica no Distrito Industrial

Descoberta árvore de 65 metros, a maior jequitibá-rosa do Brasil, em reserva de Minas
GERAL

Descoberta árvore de 65 metros, a maior jequitibá-rosa do Brasil, em reserva de Minas

Localizada no Vale do Jequitinhonha, a árvore é considerada a mais alta do país fora da Amazônia e reforça a importância da preservação da Mata Atlântica

GERAL

Bombeiros são acionados por corpo em lago de Prudentópolis, mas encontram traíra presa em calça

Moradores relataram um suposto cadáver boiando no lago municipal; intervenção revelou situação inesperada.