Caiado reverte decisão no TRE e retoma elegibilidade para 2026

Tribunal em Goiás anula condenação por abuso de poder e libera governador para disputar a presidência

Por Plox

09/04/2025 08h35 - Atualizado há 18 dias

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), conseguiu reverter uma condenação judicial que o tornava inelegível e está novamente autorizado a disputar as eleições presidenciais de 2026, para as quais já se lançou como pré-candidato.


Imagem Foto: Agência Senado


A decisão foi tomada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), que acolheu o recurso apresentado pela defesa do governador e anulou a sentença de primeira instância que impunha a perda dos direitos políticos por oito anos. A condenação anterior se baseava em acusações de abuso de poder político durante as eleições municipais de 2024, nas quais Caiado teria usado a sede do governo estadual, o Palácio das Esmeraldas, para promover Sandro Mabel (União Brasil), seu aliado na disputa pela prefeitura de Goiânia.


A decisão também havia cassado o mandato de Mabel, eleito prefeito da capital, mas com a reviravolta, ambos voltam a ter respaldo jurídico. No entanto, ainda há possibilidade de recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).



Em pronunciamento nas redes sociais, feito logo após a decisão ser divulgada, Caiado se mostrou sereno e confiante: “Aguardei com muita serenidade e respeito o julgamento do TRE sobre minha conduta durante as eleições municipais de 2024. Recebo a decisão com o sentimento de tranquilidade e confiança no nosso Judiciário. Minha trajetória é de absoluto respeito às leis do nosso país e seguirei sempre neste caminho.”


A denúncia original foi protocolada pela coligação de Fred Rodrigues (PL), adversário derrotado por Mabel no segundo turno das eleições em Goiânia. O caso vinha sendo acompanhado com atenção, especialmente após o anúncio público de Caiado como pré-candidato ao Palácio do Planalto.



Com a nova decisão do TRE-GO, o cenário político nacional ganha mais um pré-candidato de peso oficialmente habilitado para 2026. O governador de Goiás, conhecido por sua postura crítica à reforma tributária, fortalece sua presença no debate eleitoral, mantendo sua projeção nacional ativa e agora respaldada juridicamente.


Destaques