Cursos gratuitos do Sistema Faemg Senar chegam a Timóteo e região
Capacitações serão realizadas até sábado (12) e abrangem formações profissionais e sociais voltadas ao meio rural
Por Plox
09/04/2025 10h49 - Atualizado há 15 dias
Entre os dias 7 e 12 de abril, o Sistema Faemg Senar, em colaboração com os Sindicatos dos Produtores Rurais e outras entidades parceiras, está promovendo uma intensa programação de cursos gratuitos voltados ao desenvolvimento do setor agropecuário e social nas regiões dos Vales do Aço, Rio Doce, Mucuri e Jequitinhonha.

Com foco na Formação Profissional Rural (FPR) e Promoção Social (PS), os treinamentos buscam proporcionar aos moradores do campo novas habilidades e conhecimentos que podem fortalecer o empreendedorismo e a qualidade de vida no meio rural.

Entre os cursos oferecidos, destaca-se o de Brigadista Orgânico, que será realizado no município de Timóteo. Já em Coronel Fabriciano, a capacitação será voltada ao Diagnóstico e Proteção de Nascentes. Em Caratinga, o tema será Saúde e Atenção ao Idoso, enquanto em Piedade de Caratinga o foco será na operação de Escavadeira Hidráulica.
Outros municípios também receberão treinamentos diversos, como Produção Artesanal de Polpa de Frutas, previsto para São Pedro do Suaçuí e Mutum, além do curso de Operador de Motosserra, programado para Teófilo Otoni.
Ao todo, 44 capacitações serão disponibilizadas de forma gratuita, contemplando 28 municípios mineiros: Aimorés, Bom Jesus do Galho, Umburatiba, Córrego Novo, Coronel Fabriciano, Conselheiro Pena, Fernandes Tourinho, Franciscópolis, Inhapim, Ipaba, Itabirinha, Itambacuri, Malacacheta, Mutum, Naque, Nanuque, Pavão, Piedade de Caratinga, Santa Bárbara do Leste, Santa Rita do Itueto, Santana do Paraíso, São Domingos das Dores, São João do Manteninha, Teófilo Otoni, Timóteo, Ubaporanga, Virginópolis e Virgolândia.
“Nosso objetivo é ampliar o acesso à qualificação profissional e incentivar a permanência e o desenvolvimento no campo”, reforçam os organizadores das ações locais do Sistema Faemg Senar.
Os interessados devem procurar os Sindicatos dos Produtores Rurais ou as entidades parceiras em seus respectivos municípios, que estão responsáveis pelas inscrições e mobilização dos participantes. Todos os cursos são gratuitos e voltados à valorização do trabalho e da vida no meio rural.