Sebrae abre inscrições para o Capital Empreendedor 2025

Startups podem se inscrever gratuitamente até 4 de maio para participar de capacitações e conexão com investidores de risco

Por Plox

09/04/2025 08h22 - Atualizado há 3 meses

Estão oficialmente abertas as inscrições para o ciclo 2025 do Capital Empreendedor, iniciativa promovida pelo Sebrae que tem como objetivo preparar startups brasileiras para o universo dos investimentos de risco. As empresas interessadas devem realizar a inscrição, sem custo, diretamente pelo site oficial do programa até o dia 4 de maio.


Imagem Foto: Divulgação


Criado em 2018, o programa já atendeu mais de duas mil startups em todo o país, oferecendo capacitações estratégicas e a oportunidade de aproximação com investidores. Para este ano, a seleção buscará empresas inovadoras que também tragam em seu DNA os valores de inclusão e sustentabilidade. Apenas startups em estágio de operação ou tração, com CNPJ ativo e faturamento, poderão concorrer às vagas.



Segundo Manuela de Assis, analista do Sebrae Minas, a expectativa para 2025 é ampliar a participação mineira no programa. No ciclo anterior, o estado contou com mais de 100 startups inscritas, figurando entre os líderes em número de participantes. Ela destacou ainda que, desde a criação do Capital Empreendedor, as startups mineiras já captaram R$ 11,9 milhões em investimentos.
“O Capital Empreendedor é uma oportunidade para as startups se capacitarem, e conectarem os seus negócios com o ecossistema de investimentos”, reforça Manuela

.


Um exemplo de sucesso que surgiu a partir dessa jornada é a Putz Filmes, startup audiovisual de Ipatinga. Utilizando inteligência artificial e tecnologias avançadas para a criação automatizada de vídeos personalizados, a empresa redefiniu seu modelo de atuação após participar de programas de aceleração. A virada estratégica se consolidou após a participação no Capital Empreendedor em 2023, quando foi destaque na etapa mineira e se uniu a outras 70 startups promissoras do país.



Gabriel Bastos, um dos sócios-fundadores da Putz Filmes, lembra que as mentorias e etapas do programa foram decisivas para o crescimento do negócio.
“As mentorias e o processo de aceleração nos ajudaram a entender as etapas, e nos preparar para receber investimentos, apontando caminhos para alcançarmos nossos objetivos”

, conta. O desempenho garantiu à startup a entrada nos grupos JotaHUB e EquityFund, comandados por Joel Jota, do Shark Tank, e pelo investidor João Kepler. Com a nova estrutura e recursos captados, a empresa lançou o Putz Studio, plataforma voltada para redes de varejo e franchising.


O anúncio do novo produto ocorreu durante o Digitalks 2024, evento referência sobre o Futuro dos Negócios no Brasil. Em março de 2025, a plataforma foi lançada oficialmente, apresentando uma solução robusta para distribuição de vídeos em larga escala.


O Capital Empreendedor 2025 também traz reformulações em suas etapas. Agora, os participantes passarão por quatro fases, começando pelo “Circuito Decolagem”, onde ocorre a inscrição e apresentação inicial dos projetos. Na sequência, o “Circuito Rota de Inovação” concentra os pitches às bancas de investidores. Já o “Circuito Caminho da Transformação” oferece mentorias para amadurecimento dos negócios, enquanto o “Circuito Onda de Crescimento” encerra o ciclo com o Deal Day, o momento de negociação direta com investidores.



O programa continua sendo uma das principais pontes entre startups e o mercado de investimentos no Brasil, combinando conhecimento técnico, oportunidades de networking e a chance real de alavancar negócios promissores.


Destaques