Auxílio Emergencial: pedido “em análise” ou negado? Caixa explica possíveis motivos

Por Plox

09/05/2020 08h57 - Atualizado há mais de 4 anos

Muitas pessoas reclamam que fizeram o cadastro do auxílio emergencial no dia 7 de abril e, até essa quinta-feira (7), ainda estão “em análise”.

A Caixa anunciou algumas situações onde o pedido fica em análise, por diversos fatores, entre eles, outras pessoas da família podem já ter feito o cadastro, o solicitante pode estar recebendo algum benefício ou até mesmo, ter ocorrido algum erro no cadastro, na hora de inserir os dados.

 

auxílioFoto: Plox
 

Segundo a Caixa, as informações são analisadas pela Dataprev. Após a análise, no caso de reprovação, o solicitante pode fazer a contestação, através do aplicativo  ou site do Auxílio Emergencial.

Veja os motivos informados pela Caixa, para reprovação ou estar “em análise”:

- Ser menor de 18 anos; 
- Ser empregado com carteira assinada; 
- Estar recebendo seguro Desemprego;  
- Representante ou pensionista do INSS; 
- Receber demais benefícios, com exceção do Bolsa Família: Benefício de Prestação - - - Continuada (BPC); Auxílio Doença; Garantia Safra; Seguro Defeso;  
- Renda familiar mensal por pessoa com salário mínimo (R $ 522,50); 
- Renda familiar mensal total maior que três salários mínimos (R $ 3.135); 
- Ter recebido tributáveis, em 2018, acima de R $ 28.559,70, ou seja, que tenha declarado imposto de renda em 2019; 
- Cadastro como “mãe solteira” de mulher casada; 
- Cadastro de mais duas pessoas da mesma família; 
- Limite maior que duas pessoas que recebem Bolsa Família;  
- CPF irregular (deve regularizar junto à  Receita Federal) ; 

Ainda segundo o banco, além dos casos acima, alguns erros na hora de preencher os dados do cadastro podem implicar em uma maior demora na verificação, podendo gerar “dados inconclusivos”. Neste caso, o banco afirma que a pessoa poderá fazer uma nova solicitação assim que for informado.

Veja outros erros informados pela Caixa, durante o cadastramento:

- Marcação como chefe de família sem indicação de membro; 
- Falta de inserção da informação de sexo;  
- Inserção incorreta de dados do membro da família, como CPF e dados de nascimento;  
mais de uma pessoa realizar cadastro e existem divergências nos dados entre eles;  
- Cadastro por mais de duas pessoas do mesmo grupo familiar; 
- Inclusão de alguma pessoa da família com indicativo de óbito; 

A Caixa afirma ainda que, se o solicitante regularizou ou atualizou os dados do CPF recentemente, deve aguardar ao menos três dias para tentar novamente. 
 
 

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