Auxílio Emergencial: pedido “em análise” ou negado? Caixa explica possíveis motivos
Por Plox
09/05/2020 08h57 - Atualizado há mais de 4 anos
Muitas pessoas reclamam que fizeram o cadastro do auxílio emergencial no dia 7 de abril e, até essa quinta-feira (7), ainda estão “em análise”.
A Caixa anunciou algumas situações onde o pedido fica em análise, por diversos fatores, entre eles, outras pessoas da família podem já ter feito o cadastro, o solicitante pode estar recebendo algum benefício ou até mesmo, ter ocorrido algum erro no cadastro, na hora de inserir os dados.
Foto: Plox
Segundo a Caixa, as informações são analisadas pela Dataprev. Após a análise, no caso de reprovação, o solicitante pode fazer a contestação, através do aplicativo ou site do Auxílio Emergencial.
Veja os motivos informados pela Caixa, para reprovação ou estar “em análise”:
- Ser menor de 18 anos;
- Ser empregado com carteira assinada;
- Estar recebendo seguro Desemprego;
- Representante ou pensionista do INSS;
- Receber demais benefícios, com exceção do Bolsa Família: Benefício de Prestação - - - Continuada (BPC); Auxílio Doença; Garantia Safra; Seguro Defeso;
- Renda familiar mensal por pessoa com salário mínimo (R $ 522,50);
- Renda familiar mensal total maior que três salários mínimos (R $ 3.135);
- Ter recebido tributáveis, em 2018, acima de R $ 28.559,70, ou seja, que tenha declarado imposto de renda em 2019;
- Cadastro como “mãe solteira” de mulher casada;
- Cadastro de mais duas pessoas da mesma família;
- Limite maior que duas pessoas que recebem Bolsa Família;
- CPF irregular (deve regularizar junto à Receita Federal) ;
Ainda segundo o banco, além dos casos acima, alguns erros na hora de preencher os dados do cadastro podem implicar em uma maior demora na verificação, podendo gerar “dados inconclusivos”. Neste caso, o banco afirma que a pessoa poderá fazer uma nova solicitação assim que for informado.
Veja outros erros informados pela Caixa, durante o cadastramento:
- Marcação como chefe de família sem indicação de membro;
- Falta de inserção da informação de sexo;
- Inserção incorreta de dados do membro da família, como CPF e dados de nascimento;
mais de uma pessoa realizar cadastro e existem divergências nos dados entre eles;
- Cadastro por mais de duas pessoas do mesmo grupo familiar;
- Inclusão de alguma pessoa da família com indicativo de óbito;
A Caixa afirma ainda que, se o solicitante regularizou ou atualizou os dados do CPF recentemente, deve aguardar ao menos três dias para tentar novamente.