Biblioteca pública de Ipatinga completa 56 anos de fundação

Local recebe um público de cerca de 1.500 pessoas por mês

Por Plox

09/05/2022 14h12 - Atualizado há quase 2 anos

Criada em 1966, apenas dois anos após a emancipação de Ipatinga, Biblioteca Municipal “Zumbi dos Palmares” completa 56 anos de fundação nesta segunda-feira (9). Com um acervo de aproximadamente 30 mil exemplares, além de computadores para consultas, sala climatizada com acesso à internet e rede wi-fi, o local recebe, a cada mês, um público de cerca de 1.500 pessoas.

Àqueles que ainda não estão inteirados, a gerente da repartição, Graziella Matos, recomenda que os munícipes tomem conhecimento dos serviços ofertados pela Biblioteca e explica como se filiar: “Para ser sócio, o leitor deve preencher alguns requisitos, como ser residente na cidade, na Região Metropolitana do Vale do Aço ou municípios próximos que comprovem vínculo com Ipatinga. Além deste comprovante de residência, basta apenas apresentar RG ou certidão de nascimento e uma foto 3x4”

Foto: Divulgação / PMI

 

Este registro na instituição e a obtenção da carteirinha de sócio são importantes porque constituem requisito básico para liberação de algum material como empréstimo domiciliar. O prazo máximo de empréstimo dos livros é de 14 dias e o cadastro é simples e rápido.

A Biblioteca fica localizada na rua Mariana, 119 – Centro. Hoje identificado como Centro Cultural Municipal, o prédio abriga também outras atividades, relacionadas às artes cênicas e à música. O horário de funcionamento é de 8h às18h, de segunda a sexta-feira.

Acervo e público

A Biblioteca Municipal “Zumbi dos Palmares” tem seu acervo composto por obras literárias para os públicos infantil, juvenil e adulto, inclusive em braile. A frequência maior é de estudantes, candidatos de concursos, funcionários públicos e comerciários, além de alunos das Escolas TOM e EMAC. 

É importante salientar que grande parte dos exemplares existentes na biblioteca são fruto de doações realizadas pela população. E as escolas, municipais e privadas, interagem bastante com a unidade em suas demandas de trabalhos.

Para ter acesso à plataforma digital da Biblioteca Municipal basta acessar o site da Prefeitura (www.ipatinga.mg.gov.br).

Destaques