Em Minas, Lula encontra polêmica entre Alexandre Silveira ou Reginaldo Lopes: quem vai ao Senado?

O ex-presidente Lula iniciou nesta segunda-feira (09) em Belo Horizonte sua agenda de visita em algumas cidades de Minas Gerais

Por Plox

09/05/2022 19h05 - Atualizado há quase 2 anos

A semana começa em meio aos dilemas sobre a criação de um palanque petista em Minas Gerais. O ex-prefeito da capital mineira, Belo Horizonte, Alexandre Kalil, é o pré-candidato ao governo do estado pelo Partido Social Democrático (PSD). Ele tem a promessa de receber apoio do Partido dos Trabalhadores (PT).


Entretanto, dentro de seu próprio partido, há uma ala afirmando que o PSD deve apoiar o presidente Jair Bolsonaro e trabalhar pela derrota do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Como Minas Gerais é um estado de muito peso nas decisões políticas do país, nenhum candidato quer abrir mão do voto, com gostinho de pão de queijo.

 

Veja o vídeo:

 


O ex-presidente Lula iniciou nesta segunda-feira (09) em Belo Horizonte sua agenda de visita em algumas cidades de Minas Gerais.O objetivo da viagem em solo mineiro é alinhar acordos entre as legendas e ajustar sua chapa com a missão de assegurar o espaço planejado pelo Partido dos Trabalhadores (PT) dentro da chapa de Kalil. O PT também quer eleger o deputado federal Reginaldo Lopes (PT) ao Senado. Ele já declarou seu desejo de apoiar Kalil para o governo de Minas. Entretanto, para o Senado, o PSD já tem um nome forte dentro do partido, que é o senador Alexandre Silveira, que assumiu recentemente a vaga aberta por Antonio Anastasia, hoje no Tribunal de Contas da União.


E precisamos lembrar que para esse ano,  só existe uma vaga ao Senado. O PSD de Minas Gerais disse a Lula que o apoiará à Presidência somente se o seu candidato ao Senado for Alexandre Silveira. Kalil também tem preferência a Silveira. O Partido dos Trabalhadores (PT) tem uma decisão a tomar: definir se é mais importante, ter o PSD ajudando a eleger Lula (PT) ou optar por tentar eleger Reginaldo Lopes (PT) como senador por Minas Gerais. 


Desta forma, e por conta principalmente deste impasse de apoio aos candidatos ao Senado Federal, o Partido Social Democrático (PSD) mineiro tem uma grande decisão a tomar sobre quem irá apoiar na eleição à Presidência da República. Se o partido apoiar Jair Bolsonaro (PL), Alexandre Kalil (PSD) ficaria sem o apoio nacional do Partido. 


Para quem quer experimentar o voto com sabor de pão de queijo, é preciso saber mais uma coisa sobre Minas Gerais: É que o mineiro trabalha em silêncio.
 

Destaques