Empresa anuncia investimento de R$ 573 milhões na produção de aço verde em Minas Gerais
A empresa prevê a criação de mil empregos diretos e indiretos até o ano de 2026
Por Plox
09/05/2023 19h33 - Atualizado há cerca de 2 anos
A empresa Boston Metal investirá R$ 573 milhões na construção de uma unidade produtora de aço verde na região de Coronel Xavier Chaves, no Campo das Vertentes de Minas Gerais. A informação foi divulgada pelo Governador do estado, Romeu Zema, durante viagem aos Estados Unidos, nesse fim de semana.
Segundo o Governo de Minas, a planta industrial utilizará uma tecnologia inovadora que aproveita os rejeitos de minério para extrair metais e ligas em geral através do processo de eletrólise de óxido fundido (MOE). Este método utiliza eletricidade, eliminando a necessidade de carvão ou combustíveis fósseis, reduzindo o impacto ambiental.
.jpeg)
Durante o anúncio, o governador destacou que o investimento trará resultados revolucionários para o estado, já que o processo produtivo emprega energia elétrica, uma fonte de energia limpa que não emite gases de efeito estufa. "O que, no passado, era motivo de preocupação, terá uma finalidade com a nova tecnologia que a Boston Metal desenvolveu e que será implantada em Minas Gerais", disse Zema.
Segundo Tadeu Carneiro, CEO da Boston Metal, Minas Gerais será o primeiro local no mundo a receber essa unidade produtiva. A empresa prevê a criação de mil empregos diretos e indiretos até o ano de 2026.
O projeto já está em implementação no município de Coronel Xavier Chaves, com inauguração prevista para o segundo semestre deste ano e início da produção em 2024. A expectativa é que a planta opere em escala comercial até 2026, oferecendo aos produtores de aço um produto com zero emissão líquida de gases de efeito estufa, atendendo à demanda mundial por aço ecológico.
Itamar Resende, presidente da Boston Metal do Brasil, destacou que a tecnologia revolucionária pode tratar qualquer tipo de rejeito e obter metais de alta pureza. "Certamente, este primeiro projeto da Boston Metal servirá de modelo para o mundo e incentivará outras parcerias para uso da tecnologia em outros locais", complementou Resende.