Governo do Rio anuncia novo concurso para PM e helicóptero Black Hawk nas ruas

Estado do Rio terá 2 mil novas vagas para a Polícia Militar em 2026 e reforça operações com aeronave de guerra americana

Por Plox

09/05/2025 16h29 - Atualizado há 2 dias

Durante entrevista ao 'Bom Dia Rio', nesta quinta-feira (8), o governador Cláudio Castro revelou que um novo concurso para a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) será realizado em 2026.


Imagem Foto: Divulgação/Lockheed Martin


Serão abertas 2 mil novas vagas com o objetivo de ampliar o efetivo de policiais nas ruas fluminenses. Atualmente, o contingente da PM conta com aproximadamente 43 mil profissionais, entre praças e oficiais.


Essa será a terceira seleção pública desde que Castro assumiu o governo. A mais recente aconteceu em 2024 e previa a admissão de 2 mil novos policiais. No entanto, houve convocação de mais 2 mil candidatos, totalizando 4 mil nomeações naquele ano. Além disso, foram realizados dois certames distintos em 2024: um voltado à formação de soldados e outro para a formação de oficiais.


O edital do concurso previsto para 2026 ainda não foi publicado.



Outra novidade destacada pelo governador é a aquisição de um helicóptero Black Hawk blindado, que deve integrar a frota aérea da PM até o final de 2025. A aeronave, usada historicamente pelas Forças Armadas dos Estados Unidos desde a década de 1970, será utilizada pela primeira vez por uma força policial estadual brasileira.


Até o momento, o uso do modelo Black Hawk era restrito ao Exército, à Marinha e à Aeronáutica no Brasil, que contam juntas com 26 unidades da aeronave. O valor da compra pelo governo estadual não foi divulgado.



Com a chegada do novo equipamento, a frota atual da Polícia Militar do Rio — composta por helicópteros como o Bell Huey II, AW-169, AW119 e H-125 — será reforçada, possibilitando operações com maior poder de resposta e proteção em áreas de risco elevado.


Destaques