Lula reforça convite a Modi para visitar o Brasil após cúpula do Brics
Durante ligação feita de Moscou, presidente brasileiro manifestou pesar por atentado na Caxemira e destacou prioridades da presidência do Brics
Por Plox
09/05/2025 10h00 - Atualizado há 2 dias
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva entrou em contato nesta quinta-feira (8) com o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, para discutir a próxima cúpula do Brics, marcada para os dias 6 e 7 de julho, no Rio de Janeiro. A conversa, que durou cerca de 30 minutos, teve como foco a preparação para o encontro dos líderes do bloco, do qual o Brasil ocupa, neste ano, a presidência rotativa.

Durante a ligação, feita diretamente de Moscou, onde Lula participa das celebrações pelos 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial, o presidente brasileiro renovou o convite para que Modi venha ao Brasil em uma visita bilateral, agendada para o dia 8 de julho, logo após o encerramento da cúpula no Rio. Em resposta, Modi afirmou que tentará comparecer e declarou apoio à pauta definida pela presidência brasileira do Brics, destacando a importância do multilateralismo e da paz.
Segundo comunicado da Presidência da República, os dois líderes também convergiram na defesa de uma maior participação dos países do Sul Global na promoção da democracia e de um comércio internacional baseado em regras construídas de maneira consensual.
O Brics, bloco de cooperação internacional que este ano passou a contar com 11 países-membros — entre eles Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Etiópia, Emirados Árabes Unidos, Indonésia e Irã — busca avançar discussões sobre reforma da governança global e desenvolvimento sustentável com inclusão social.
Além das questões diplomáticas e econômicas, Lula aproveitou o contato para manifestar solidariedade do Brasil em relação às vítimas de um atentado terrorista ocorrido na região da Caxemira, em 22 de abril, quando homens armados ligados a grupos islâmicos mataram 26 pessoas. Desde o ataque, as tensões entre Índia e Paquistão se intensificaram.
O primeiro-ministro indiano também estendeu um convite a Lula para uma visita oficial à Índia, reforçando os laços bilaterais entre os dois países dentro e fora do escopo do Brics.
\"Ambos os líderes concordaram ainda sobre a centralidade dos países do Sul Global na defesa da democracia e do comércio internacional baseado em regras mutuamente acordadas\", diz o comunicado oficial
.
Com a aproximação da cúpula, o Brasil busca reafirmar seu papel de liderança no bloco, promovendo uma agenda baseada no diálogo, inclusão e fortalecimento de novas alianças globais.