Orquestra Mineira de Rock celebra 25 anos com show especial no Teatro do Centro Cultural Usiminas

Apresentação da Série Música Instrumental acontece no dia 9 de agosto, com ingressos a partir de R$ 15 e tradução em Libras

Por Plox

09/05/2025 16h44 - Atualizado há 3 dias

A cidade de Ipatinga vai receber mais uma edição da Série Música Instrumental do Instituto Usiminas, com um espetáculo especial em comemoração aos 25 anos da Orquestra Mineira de Rock. A apresentação acontece no dia 9 de agosto, no palco do Teatro do Centro Cultural Usiminas, com ingressos a partir de R$ 15.


Esta será a terceira vez que o grupo se apresenta no teatro, com um repertório pensado especialmente para marcar a trajetória de duas décadas e meia da orquestra. O projeto é patrocinado pela Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.


Imagem Foto: Divulgação


Formada por uma composição musical diversa e criativa, a Orquestra Mineira de Rock reúne os músicos Renato Savassi, Sânzio Brandão, Marcelo Cioglia, Rufino Silvério, André Godoy, Khadhu Capanema, Rodrigo Garcia, Raphael Rocha, Bhydhu Capanema, Guilherme Castro, André Mola, Avelar Jr e Léo Dirias.


O espetáculo contará com trechos dos quatro grandes espetáculos que já marcaram a carreira do grupo: Clássicos, Beatles, Brasil e Onírico, além de composições autorais. A apresentação terá também tradução em Libras, promovendo acessibilidade ao público.


Imagem Foto: Divulgação


A orquestra promete surpreender o público com arranjos inusitados para músicas como “Wish You Were Here”, “Balada do Louco” e “Stairway to Heaven”. Com uma formação instrumental única, o show combina timbres de quatro guitarras, dois baixos, dois teclados, duas baterias, além de instrumentos como flauta, saxofone, bandolim, cello, marimba de vidro, esraj, tabla e sitar.


“Vai ser um grande apanhado do que a gente fez ao longo desses 25 anos. Um repertório renovado, que só foi apresentado uma vez em Belo Horizonte”, comenta Guilherme Castro, um dos líderes da Orquestra.


Imagem Foto: Divulgação


Penélope Portugal, diretora do Instituto Usiminas, destaca a importância da série para a democratização do acesso cultural. “Promover um show como esse a valores populares é mais uma forma de aproximar a comunidade de grandes atrações que, muitas vezes, ficam restritas às capitais.”


Os ingressos estão à venda na bilheteria do Centro Cultural Usiminas, aberta de quinta a sábado, das 12h às 20h, e também online pelo site sympla.com/institutousiminas.


Destaques