Tebet destaca interesse chinês em ferrovias no Brasil

Ministra do Planejamento prevê boas notícias na visita de Lula à China, marcada para os dias 12 e 13 de maio

Por Plox

09/05/2025 17h23 - Atualizado há 1 dia

Durante uma entrevista concedida à revista Carta Capital, a ministra do Planejamento, Simone Tebet, destacou o interesse crescente da China em projetos ferroviários no Brasil. Segundo ela, a expectativa é que a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Pequim, nos dias 12 e 13 de maio, resulte em avanços significativos nessa área.


Imagem Foto: Agência Brasil


Para Tebet, o setor ferroviário exige um volume de recursos tão alto que, salvo raras exceções como a própria China ou os Estados Unidos, é inviável depender apenas do financiamento público. Ela enfatizou que o investimento privado, especialmente internacional, é fundamental para impulsionar esse tipo de infraestrutura no país.
“A gente sabe que para ferrovia não existe dinheiro público suficiente. Com exceção da China ou talvez Estados Unidos, não existe dinheiro público suficiente para fazer ferrovia porque é muito caro”, afirmou.


A viagem de Lula ao território chinês será uma visita de Estado, mas também contemplará a participação no IV Fórum China-CELAC (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos), fortalecendo laços multilaterais com o continente asiático. Tebet pontuou que é preciso tirar proveito do bom relacionamento que Lula mantém com a liderança chinesa para fomentar acordos estratégicos.



Além disso, ao comentar sobre o cenário internacional, Tebet observou que a guerra comercial entre China e Estados Unidos pode abrir oportunidades para o Brasil. Na visão da ministra, o país tem potencial para se tornar uma alternativa atrativa a outros parceiros comerciais diante das tensões entre as duas potências. “Outros parceiros comerciais vão olhar para o Brasil e falar que ele também tem o que os Estados Unidos têm”, afirmou. Para ela, o fortalecimento da indústria nacional será determinante para qualificar a pauta exportadora brasileira.


Destaques