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O presidente Jair Bolsonaro encaminhou na semana passada para o Congresso Nacional o projeto que pretende aumentar o limite da pontuação de 20 para 40 para a suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Ele defende que o excesso de rigor incentiva a ‘indústria de multas’ no Brasil, afirmando: "Por mim, botaria 60 (pontos)". No entanto, a mudança traz um cenário muito diferente do que ocorre em outras nações, como a Alemanha, que tem um dos sistemas mais rigorosos.
Foto: Ciretran / Divulgação
Conforme um levantamento de países europeus, o sistema de controle de pontos na carteira altera as atitudes dos condutores, ajudando na redução de infrações, lesões e mortes no trânsito.
O estudo científico foi publicado no Journal of Epidemiology & Community Health e diz que “resultados mostram que as penalidades não monetárias baseadas em pontos afetam mesmo aqueles com alta renda e riqueza", sugerem os pesquisadores do estudo. Outro levantamento feito na Espanha sobre o sistema de pontos sobre 29.113 mortes em acidentes de trânsito em sete anos. A estimativa é de que 618 pessoas morreram em acidentes nos 18 meses seguintes à implantação do sistema.
De acordo com o coordenador da Iniciativa Bloomberg para a Segurança Global no Trânsito e professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Pedro de Paula, medidas administrativas são imprescindíveis. “Senão, cria-se outra camada de desigualdade num país já desigual. Quem pode pagar a multa terá salvo conduto", acredita.
Atualização 8h39
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