Ministério da Saúde suspende vacina contra a dengue do Butantan; duas mortes são investigadas
Medida temporária mira investigação de casos graves; pasta afirma que não há conclusão de que 42 reações adversas tenham sido causadas pelo imunizante
O corpo de Brenda Larissa Maia, de 32 anos, está sendo velado nesta terça-feira (09/06) no Cemitério Belo Vale, em Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O enterro estava previsto para 10h, segundo informações divulgadas nesta manhã.
Montagem reúne imagens de Brenda Larissa Maia, que morreu após denunciar a falta de médicos em uma UPA, incluindo um consultório vazio e o rosto dela em vídeo com filtro de palhaço
Foto: Arquivo pessoal; Reprodução/Redes sociais
Brenda morreu após buscar atendimento na UPA de Justinópolis, em Ribeirão das Neves. Horas antes do óbito, ela gravou vídeos dentro da unidade relatando demora no atendimento e afirmando que não havia médicos disponíveis em consultórios no momento em que aguardava assistência.
Conforme o boletim de ocorrência registrado pela família, a paciente deu entrada na UPA por volta das 14h30 de sábado (06/06) com dores no peito. Ainda segundo o registro, ela tinha histórico de fibromialgia e cardiopatia, passou por triagem e permaneceu aguardando avaliação médica; mais tarde, relatou piora do quadro e recebeu oxigenoterapia.
Os vídeos teriam sido gravados por volta de 1h30, já na madrugada, e, pouco tempo depois, Brenda caiu e morreu dentro da unidade, de acordo com o relato de familiares. A família registrou ocorrência e cobra apuração do atendimento prestado.
Em nota divulgada à imprensa, a Prefeitura de Ribeirão das Neves afirmou que a UPA Justinópolis opera com equipe médica completa e que os profissionais atuam também em reavaliações e acompanhamento de pacientes em observação, não ficando exclusivamente nos consultórios. A administração municipal também disse que foram realizados procedimentos de reanimação, mas o óbito foi constatado, e que a confirmação da causa da morte depende de apuração do Instituto Médico-Legal (IML).
O caso segue em apuração, e a conclusão sobre a causa do óbito e eventuais responsabilidades depende dos laudos e das investigações conduzidas pelos órgãos competentes.