Adolescente doa casaco a morador de rua quando fazia 6°C e recebe oferta de emprego

"A gente está aqui [no mundo] para ajudar as pessoas, e não para tirar"

Por Plox

09/07/2019 09h35 - Atualizado há quase 5 anos

No último sábado (6), um estudante de 17 anos, chamado Adrian Silva Alves, doou um casaco para um morador de rua de Campo Grande-MS, quando os termômetros marcavam cerca de 6º. A atitude solidária do rapaz fez com que ele recebesse uma oferta de emprego nessa segunda-feira (8).

Gustavo Corrêa, leiloeiro, viu a reportagem durante uma pausa para o almoço em um restaurante de um posto de combustíveis e ficou emocionado diante da atitude do rapaz. Após entrar em contato com o portal G1, ele fez uma proposta de trabalho e qualificação ao jovem: "eu fiquei sensibilizado, as empresas precisam de gente de confiança e vejo isso nele. Esse rapaz só precisa de oportunidade e nessa área que trabalho, precisamos formar pessoas para um mercado que é bem especializado", relata Gustavo.

A família de Adrian foi avisada e o pai do rapaz confirmou que o acompanhará até o escritório do empresário para acertar os detalhes da contratação na quinta-feira (11). Conforme informações dadas pelo Leiloeiro, Adrian receberá treinamento e trabalhará com sistemas de informática, área que ele tem conhecimento. Ele poderá cumprir a jornada de forma que consiga conciliar com os estudos, recebendo salário fixo com carteira assinada.

De acordo com Adrian, ele não falta ao curso, pois sonha em qualificar-se e ter um bom emprego para ajudar a família: "eu já entreguei uns currículos, mas é complicado porque as pessoas acham que jovem não consegue desenvolver algo. Os jovens são o futuro, têm muito a oferecer", afirma ele.

Adrian tirou a foto com o intuito de justificar à mãe o motivo de voltar para casa sem o casaco, que costumava dividir com ela. De acordo com a família, aquele era o único casaco pesado que o jovem possuía - os outros 3 são agasalhos finos que ele usava sobrepostos para enfrentar o frio e chegar ao curso técnico.

  Adrian e Arlan: a selfie para mandar para a mãe (Foto: Adrian Silva Alves/Arquivo Pessoal)

Selfie para mandar para a mãe. (Foto: Adrian Silva Alves/Arquivo Pessoal)

"Ele sempre teve bom coração", informa mãe

O pai de Adrian, que é guarda municipal, conta que sempre incentivou os filhos a ajudarem: "o pouco que a gente tem dá sempre para dividir com alguém, sempre tem alguém que está precisando mais que você."

A mãe do menino conta que desde sua infância Adrian era solidário: "desde pequenininho ele sempre foi assim. Acho que a pessoa já nasce. Não adianta eu falar para vocês que ensinei, porque o mérito não é só meu, eu acho que ele já nasceu. As pessoas que cercaram ele sempre foram boas e ele aprendeu isso".

Adrian, então, se emociona ao relembrar do momento: "eu tenho pouco mas ele não tinha nada e isso tocou dentro de mim, sabe? Antes ele ter um pouco junto comigo, do que eu ter um pouco e ele não ter nada. Às vezes a gente pode fazer uma coisa pelo próximo e a gente não faz, a gente só olha. Uma coisa que eu aprendi muito legal é que um 'bom dia' muda a vida de uma pessoa e são gestos assim que o mundo precisa", finaliza.

No sábado (6), os termômetros marcavam em torno de 6°C, segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos. Adrian acordou às 6h e pegou três ônibus para chegar à instituição onde estuda Gestão Hospitalar aos sábados. Quando desceu no último ponto, se deparou com o morador de rua do outro lado da calçada. 

Imagens de câmeras de segurança em frente à TV Morena mostram Adrian caminhando em direção à instituição. Quando olha para o outro lado, vê o homem na calçada e atravessa a rua. As câmeras não alcançam quando o menino entrega o casaco e R$ 4 ao morador, que se identificou como Arlan Cândido Vieira, de 35 anos. Mas, poucos segundos depois, a câmera flagra ele voltando conversando com a mãe pelo WhatsApp, já sem um dos casacos.  

Adrian conversa com a mãe logo após as doações (Foto: Andréa Silva/ Arquivo Pessoal)

Adrian conversa com a mãe logo após as doações. (Foto: Andréa Silva/ Arquivo Pessoal)

"Ele estava tremendo. Perguntei se estava com frio e ele disse que sim. Então dei meu casaco. Foi gratificante". Adrian ainda acrescenta que: "a gente está aqui [no mundo] para ajudar as pessoas, e não para tirar".

De poucas palavras, o morador de rua, Arlan, não quis ser fotografado pela reportagem da TV Morena, mas afirma ter ficado grato com o gesto do rapaz. "Se eu pudesse ajudar alguém, também ajudaria", conta. Ele relatava que havia passado a noite no Centro da capital sul-mato-grossense, e na manhã seguiu para onde o estudante o encontrou.

"Ninguém quer estar na rua. Hoje são eles, amanhã pode ser a gente", finaliza Adrian, agradecendo aos pais por terem lhe ensinado a ajudar ao próximo.

Atualizado às 11h03.

Destaques