Brasil

saúde

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Médicos australianos reconectam nervos de tetraplégicos

    Técnica alcançou sucesso em 12 dos 16 pacientes que foram submetidos ao procedimento para permitir ações como estender ou fechar as mãos

    Por Plox

    09/07/2019 11h28 - Atualizado há mais de 4 anos

    De acordo com a publicação no periódico científico The Lancet, médicos australianos estão trabalhando no que seria uma esperança para pessoas tetraplégicas, que se trata de uma técnica capaz de recuperar os movimentos dos braços e das mãos.

    Em caso de pessoas que sofrem com paralisia, as lesões na medula espinhal faz com que o cérebro não consiga emitir mensagens para ativar as respostas no corpo. Já no caso da tetraplegia, os movimentos dos membros são afetados, mas diferem de acordo com o grau da lesão, que permite que alguns músculos continuem funcionais.

    Durante o estudo foram feitas 59 transferências nervosas em 16 pacientes, que tiveram os nervos da medula espinhal reconectados aos músculos dos braços, que permitem ações como estender ou fechar as mãos, por exemplo. Entre os pacientes analisados, apenas dois não tiveram sucesso, outros dois tiveram sucesso parcial, e o restante (12) recuperou os movimentos. Os melhores resultados foram em casos que a cirurgia reparadora e a lesão inicial foram feitas em menor espaço de tempo.

    Natasha Van Zul, uma das responsáveis pelo trabalho, afirmou em entrevista à BBC: “acreditamos que a cirurgia de transferência de nervo oferece uma opção nova e animadora, dando aos indivíduos com paralisia a possibilidade de recuperar as funções do braço e da mão para realizar tarefas cotidianas, com maior independência e capacidade de participar mais facilmente da vida familiar e profissional”

    Os médicos deixam claro que o objetivo do procedimento não é restaurar a função, mas ampliar e aprimorar os movimentos. “O foco é em duas áreas — abrir e fechar a mão e poder estender o cotovelo para alcançar algo”, finaliza Natasha.

    Conforme a estimativa dada pelos pesquisadores, por ano, cerca 250 mil pessoas em todo o mundo sofrem lesões na medula espinhal que resultam em tetraplegia.

    Atualizado às 13h27.

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2024[email protected]