Deputada solicita investigação sobre falta de medicamentos para a Covid-19

Por Plox

09/07/2020 17h10 - Atualizado há quase 4 anos

Uma investigação poderá ser aberta em Minas Gerais para apurar a falta de medicamentos anestésicos para pacientes em estado grave da Covid-19. O requerimento, destinado à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), ao Ministério da Saúde e ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), foi apresentado nessa semana pela deputada estadual Rosângela Reis (Podemos) na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Medicamentos - foto - Hudson Brazil - Santa Casa de Montes Claros - DivulgaçãoFoto: Divulgação


 
O requerimento 5.963/2020 solicita uma investigação sobre o motivo pelo qual os hospitais públicos e privados de Minas não estão suportando o fornecimento de medicamentos anestésicos (sedativos e bloqueadores neuromusculares) para pacientes em estado grave decorrente da Covid-19. A falta do remédio dificulta e quase inviabiliza o tratamento dos pacientes que precisam do auxílio de respirados, por exemplo. O problema foi alertado recentemente pelos veículos de comunicação mineiros.
 
O colégio de líderes da Assembleia já aferiu o caráter de urgência do requerimento e deu prosseguimento ao pedido, encaminhando a solicitação de investigação para os referidos órgãos.
 
“É preciso encontrar as causas dessa falta de medicamentos. Se é um problema de fornecimento, de insumos ou qualquer outro problema. O que não podemos é deixar acontecer é a falta dos remédios”, afirmou Rosângela Reis.
 
Pedido para mais testagens e ajuda a hospital
 
Diante do expressivo aumento dos casos da Covid-19 em Minas Gerais, Rosângela Reis também apresentou um requerimento para que o Estado ampliasse a testagem para diagnóstico para a doença. A subnotificação e deficiência na realização de teste foi denunciada por vários veículos de comunicação e inclusive confirmada pelo secretário estadual de Saúde, Carlos Eduardo Amaral.
 
Segundo Rosângela Reis, só com um número adequado de testes realizados é possível diagnosticar o real cenário de contaminação e tomar as medidas de respostas necessárias nos municípios.
 
Outro requerimento foi quanto a ao pedido de prestação de auxílio à Sociedade Beneficente São Camilo – Hospital e Maternidade Vital Brazil, no Município de Timóteo. A solicitação é para garantir o fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), como sapatilhas, toucas, luvas, máscaras cirúrgicas, máscara N95, avental, óculos de proteção e álcool em gel para as instituições de saúde.

Destaques