PMI realiza estudos de solo para recuperação da avenida Colatina

Primeiros diagnósticos sobre causas de ondulações na pista apontam para uso de materiais inadequados

Por Plox

09/07/2020 15h11 - Atualizado há quase 4 anos

A Administração municipal de Ipatinga iniciou, nesta quinta-feira (9), estudos de solo na avenida Colatina, no Caravelas. O objetivo da intervenção é a identificação das causas das irregularidades na via, problema antigo e cuja solução tem sido cobrada insistentemente, há vários anos, pela comunidade local. 

Após realizar a sondagem do solo e captação de amostras, o material será enviado para análise em Belo Horizonte.
“Estamos analisando as possíveis causas dessas ondulações para garantir uma qualidade no projeto de reparo da via. A princípio, percebemos o uso de escória grossa com a presença de materiais como refratário, e outros, que podem causar a expansão do material e, consequentemente, as irregularidades da via. Agora vamos verificar se com o tempo, desde a construção da via, esse processo de expansão se estabilizou ou ainda persiste”, detalhou Vanderlei Gonçalves, gerente do Laboratório de Solos.

av colatina 2Foto: Divulgação PMI
 

O prefeito Nardyello Rocha esteve no local na manhã desta quinta-feira. E reforçou a importância da obra para a cidade, moradores e tantos outros que transitam pela via, artéria estratégica de chegada à região dos bairros Caravelas e Veneza, a partir da BR-381.

“A avenida Colatina talvez seja um dos locais com o pior trecho de malha asfáltica da cidade. Ela tem parte que é apenas recapeamento e outros onde vamos necessitar fazer um outro subleito. Neste estudo, de forma prévia, já percebemos que o material usado não era o apropriado. Não vamos fazer nenhuma obra eleitoreira. Vamos ter responsabilidade com o dinheiro público. Ou seja, após esse estudo, vamos planejar uma obra definitiva para o trecho, nada paliativo”, assegurou o chefe do Executivo.

av colatina Foto: Divulgação PMI
 

 

Valdomiro Raimundo Gomes, aposentado, morador há mais de 40 anos na avenida, aprovou a movimentação em torno do início das obras.

“Tem muitos anos que só ouvimos promessas e muitas vezes nem isso. Agora, ver o pessoal trabalhando gera uma expectativa boa. Eu mesmo já pedi para muitos vereadores e até prefeitos para ajudarem e, nada. Até abaixo-assinado já fizemos aqui. Estamos contentes e esperando que, se Deus quiser, essa obra saia do papel”, finalizou.

Destaques