Prefeitura de Ipatinga aplica testes rápidos em servidores do INSS

Profissionais lidam diariamente com grupo classificado pela Organização Mundial de Saúde como de risco ao novo Coronavírus

Por Plox

09/07/2020 15h45 - Atualizado há quase 4 anos

Com previsão de retorno aos trabalhos presenciais de atendimento ao público somente no dia 3 de agosto, em função da pandemia do Coronavírus, a Prefeitura de Ipatinga realizou, nesta quinta-feira (9), um trabalho preventivo de aplicação de testes rápidos em cerca de 40 servidores da agência da Previdência Social. 

O objetivo da ação é identificar com mais exatidão o nível de circulação da Covid-19 na cidade e também os eventuais focos de contágio da doença. 

Para a realização do teste rápido é recolhida uma amostra de sangue, e o resultado pode ser verificado poucos minutos após a coleta do material.

TESTAGEM INSS (4) Foto: Divulgação/Prefeitura de Ipatinga

 

O gerente da agência da Previdência Social em Ipatinga, Helton Alves Ribeiro, ressalta que o trabalho realizado pelos servidores do INSS é, na maior parte do tempo, de atendimento público e principalmente pessoas que estão classificadas em grupo de risco para a Covid-19. 

“Aproveito a oportunidade para agradecer a Prefeitura de Ipatinga, que atendeu a nossa solicitação de realizar a testagem em nossos servidores. Vejo tudo isso como um excelente trabalho preventivo, uma vez que podemos retornar ao atendimento presencial a qualquer momento e precisamos saber como está a saúde dos nossos servidores. Nosso público é, na maior parte, grupo de risco, como idosos, gestantes, deficientes e pessoas doentes que procuram o INSS por incapacidade. Identificando de forma antecipada o funcionário que eventualmente esteja contaminado com o vírus, é possível realizar o afastamento para evitar ainda mais a contaminação interna e, também, preservar o próprio público”, disse o servidor. 

TESTAGEM INSS (3) Foto: Divulgação/Prefeitura de Ipatinga

 

Testagem 

“Seja teste rápido, RT-PCR ou outro tipo de exame, a cidade de Ipatinga já realizou até o momento quase 13 mil testes para checagem de casos Covid-19. Isso significa que hoje o município vem conseguindo trabalhar com um mapa real dos números de infectados. Quando o governo decide realizar uma força-tarefa para testagem de assintomáticos da linha de frente é uma forma de garantir que essas pessoas que também não pararam de trabalhar não estão infectadas e continuam aptas para prestarem os seus serviços à sociedade. Não me canso de falar que a cidade de Ipatinga não irá pecar por omissão. Vamos fazer tudo aquilo que estiver ao nosso alcance para o combate do vírus”, disse o prefeito Nardyello Rocha.

A mobilização da força-tarefa para testagem de um amplo grupo de profissionais, em segmentos diversos, só está sendo possível após o município adquirir 10.000 kits de testes rápidos para detecção do Coronavírus. Os testes estão sendo usados para checagem das condições de saúde principalmente nas forças de segurança, saúde e profissionais da linha de frente ao combate à Covid-19. Também estão sendo priorizadas pessoas abrigadas em asilos.

Destaques